A ROSATOM INSTALA A PRIMEIRA TURBINA DE GERAÇÃO DA USINA NUCLEAR DE ROOPUR, EM BANGLADESH
A primeira usina nuclear de Bangladesh continua avançando rumo à entrada em operação, com a instalação da turbina concluída na unidade 1. Alexey Deriy, vice-presidente de projetos da Atomstroyexport JSC, em Bangladesh, disse que “A instalação da turbina na unidade 1 da usina nuclear de Rooppur foi concluída com sucesso e este é um passo importante para a partida física da usina. A colocação do conjunto da turbina na engrenagem de barramento e as verificações de controle bem-sucedidas confirmam a precisão da montagem e a confiabilidade do equipamento.” Na semana passada, os testes hidráulicos foram concluídos na unidade, abrindo caminho para o início dos testes funcionais a quente.
Em fevereiro de 2011, a Rosatom assinou um acordo para dois reatores a serem construídos em Rooppur, a cerca de 160 quilômetros da capital Dhaka, para a Comissão de Energia Atômica de Bangladesh. O contrato inicial para o projeto, no valor de US$ 12,65 bilhões, foi assinado em dezembro de 2015. A Autoridade Reguladora Atômica de Bangladesh emitiu a primeira licença de local para a usina de Rooppur em junho de 2016, permitindo que obras preliminares no local, incluindo pesquisas geológicas, começassem.
A construção da primeira unidade começou em novembro de 2017. A construção da segunda unidade começou em julho de 2018. Elas têm um ciclo de vida inicial de 60 anos, com uma possível extensão de mais 20 anos. O primeiro lote de combustível nuclear foi entregue ao local em outubro de 2023 – o momento em que o local recebeu seu status de instalação nuclear. A Rosatom diz que a conexão à rede para a unidade 1 de Rooppur é uma de suas principais metas para o ano atual.
Deixe seu comentário