A ROSATOM LANÇA O PRIMEIRO QUEBRA-GELO COM PROPULSÃO NUCLEAR COM UM REATOR DE ÁGUA PRESSURIZADA | Petronotícias




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A ROSATOM LANÇA O PRIMEIRO QUEBRA-GELO COM PROPULSÃO NUCLEAR COM UM REATOR DE ÁGUA PRESSURIZADA

navO primeiro dos dois reatores RITM-200 foi levado ao nível mínimo de potência controlada no quebra-gelo nuclear. Ele é um  reator de água pressurizada com capacidade térmica de 175 MW, que se converte em 30 MW nas hélices. Ele tem 7,3 metros de altura com um diâmetro de 3,3 metros e um layout integral que, segundo seus fabricantes, significa que ele é mais leve, mais compacto e 25 MW mais potente do que as gerações anteriores usadas em quebra-gelos movidos a energia nuclear. A vida útil é de 40 anos. Alexander Konovalov, diretor geral do Baltic Shipyard, disse que “O lançamento físico é o resultado do trabalho meticuloso e intenso de muitos especialistas. Eles concluíram uma enorme quantidade de trabalho de comissionamento, conduziram todos os testes necessários de sistemas e equipamentos. O estágio mais importante da construção do quebra-gelo começou, durante o qual o ‘coração’ nuclear da embarcação baterá em plena capacidade.”

Antes do lançamento do reator de estibordo, conjuntos de combustível foram carregados e o lançamento físico foi realizado em modo normal para um nível mínimo de potência controlada e o equipamento de lançamento calibrado. Assim que o reator de bombordo estiver pronto, testes abrangentes serão realizados em toda a planta. A velocidade do navio concluído é de 22 nós, seu comprimento é de 173,3 metros e ele foi projetado para romper gelo de 3 metros de espessura. Ele tem 33 metros de largura na linha d’água para abrir caminho para os grandes navios usados na Rota do Mar do Norte, que representa uma rota mais curta para o transporte de carga entre o norte da Europa e o leste da Ásia.

O Arktika  foi o primeiro navio do Projeto 22220, com os seguintes sendo conhecidos como navios de série. O Sibir entrou em serviço em janeiro de 2022 e o Ural começou sua primeira jornada de trabalho em dezembro de 2022. O desenvolvimento da Rota do Mar do Norte é visto como uma prioridade para a Rússia, com a distância de Murmansk aos portos japoneses reduzida pela metade em comparação com as viagens pelo Canal de Suez e a duração cortada de 37 para 18 dias. Mais de 35 milhões de toneladas foram transportadas ao longo da Rota do Mar do Norte em 2023. As usinas nucleares flutuantes propostas pela Rosatom, com capacidades de energia de 100 MW e 106 MW, foram projetadas usando reatores baseados nos RITM-200 usados na frota de quebra-gelos.

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