A ROSATOM MANDA O QUARTO TANQUE DE EMERGÊNCIA PARA RESFRIAMENTO DO REATOR DE USINA DE XUDABAO, NA CHINA
A fábrica de Petrozavodskmash, da divisão de construção da Rosatom, produziu um tanque de 80 toneladas, com capacidade de 60 metros cúbicos, para o sistema de resfriamento de emergência do núcleo do reator VVER-1200 na nova usina de Xudabao, na China. É um recipiente de alta pressão com paredes espessas, com cerca de três metros de diâmetro, e será preenchido com uma solução aquosa de ácido bórico, que será automaticamente alimentada no reator para resfriar a zona ativa no caso de uma queda de pressão no circuito primário. O sistema de segurança de resfriamento de emergência de cada unidade inclui quatro tanques. Em junho de 2018, a Rússia e a China assinaram quatro acordos, incluindo a construção de dois reatores VVER-1200 na nova usina de Xudabao (também conhecida como Xudapu), na província chinesa de Liaoning. Os acordos assinados incluíram um contrato geral para a construção das unidades 3 e 4 de Xudabao, bem como um contrato para o fornecimento de combustível nuclear.
Quando concluídas, espera-se que as duas unidades gerem mais de 18 bilhões de kWh de eletricidade por ano, o equivalente a uma economia de cerca de 6,4 milhões de toneladas de carvão e uma redução nas emissões de dióxido de carbono em cerca de 18,9 milhões de toneladas por ano. A usina de Xudabao é de propriedade da Liaoning Nuclear Power Company, uma joint venture entre a China National Nuclear
Corporation (70%), a Datang International Power Generation Company (20%) e a State Development and Investment Corporation (10%).
O chefe da Divisão de Construção de Máquinas da Rosatom, Igor Kotov, disse que ” A Rosatom já fabricou 95% dos equipamentos contratados para as quatro novas unidades de energia que estão sendo construídas nas usinas nucleares de Tianwan e Xudapu. Em particular, tubulações de circulação principais, carcaças de bombas de circulação principais, equipamentos para sistemas de segurança e muito, muito mais foram enviados da Petrozvodskmash. Até o final de 2025, a fabricação de todos os produtos envolvidos na operação da ilha nuclear estará concluída.”
Enquanto a China constrói 30+ usinas nucleares, a Rússia vende usinas em todo lugar, mesmo com os drones ucranianos around, EUA avançam com SMR, reatores médios e pequenos, com start ups e seus trilhões de dólares privados sinalizando com uma nova indústria nuclear, nós não construimos um mísero de um parafuso nuclear. E tome de 10 mil dólares de PIB per capita, 500 dólares de salário mensal e a blitzkrieg fiscal. Vim, vi e confisquei. Cada um tem o César que merece.