A ROSATOM MODERNIZOU O REATOR DE PESQUISA INSTALADO NO CENTRO DE TECNOLOGIA NUCLEAR EM BELO HORIZONTE
A Rosatom concluiu com sucesso o fornecimento de equipamentos para futura modernização do reator de pesquisa TRIGA IPR-R1 do Centro de Desenvolvimento como parte do projeto, foram instalados equipamentos para novos canais de monitoramento de fluxo de nêutrons (NFMC, sigla em inglês) baseados no sistema NFMS-01R. Este é o primeiro projeto da Corporação Estatal a fornecer equipamentos para o reator TRIGA IPR-R1. O NFME é um sistema de processamento de sinais de detector de fluxo de nêutrons e é usado no sistema de controle e proteção do reator. O sistema NFMS-01R foi desenvolvido levando em consideração o uso de detectores de nêutrons existentes no reator, de modo que o conjunto de equipamentos consiste apenas em meios eletrônicos de conversão de sinais de detectores, meios de processamento, exibição e gravação.
Os testes abrangentes mostraram que os novos canais de monitoramento do fluxo de nêutrons medem efetivamente os parâmetros do reator, e, após período probatório de comissionamento e autorização da CNEN, poderiam ser usados para atuar no sistema de segurança do reator em qualquer potência.
Com base nos resultados dos testes, o equipamento foi colocado em operação experimental. Além disso, os especialistas da Rosatom prestaram aos funcionários do CDTN/CNEN serviços de assessoria técnica na operação e manutenção dos novos equipamentos. “Confirmamos nossa competência na implementação do projeto de fornecimento e colocação em operação de equipamentos de monitoramento de fluxo de nêutrons para reatores de pesquisa de produção estrangeira. Cada projeto implementado no âmbito da cooperação internacional é uma expansão de horizontes e oportunidades para o nosso Instituto“, disse o Diretor Geral do SNIIP JSC, Alexander Kartsev.
Na fase final do projeto, os especialistas da Rosatom, juntamente com funcionários do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, supervisionaram a instalação e a colocação em operação do sistema NFME e instalaram o equipamento nas instalações do reator, integrando-o com sucesso aos sistemas existentes.
Para você entender melhor: O equipamento de monitoramento de fluxo de nêutrons é projetado para medir a densidade de fluxo de nêutrons em um reator nuclear. Ele realiza a conversão de medição de sinais de frequência, calcula os parâmetros tecnológicos de operação do reator, incluindo potência física relativa, tempo de operação do reator, reatividade e outros parâmetros importantes com base nas informações obtidas. O reator de pesquisa IPR-R1 é um reator de pesquisa TRIGA Mark I localizado no Brasil. É um dos quatro únicos reatores de pesquisa em operação no país e tem capacidade de 100 kW. Os reatores TRIGA, desenvolvidos nos Estados Unidos, são amplamente utilizados em todo o mundo para pesquisa, ensino e produção de radioisótopos. Uma característica deste tipo de reator é sua relativa simplicidade e segurança de operação, o que os torna populares nas instituições educacionais e científicas.
O Instituto de Pesquisa Especializada em Engenharia de Instrumentos (JSC SNIIP) faz parte do sistema de gerenciamento da Rusatom Sistemas de Controle Automatizado (JSC RASU). O Instituto é uma das principais organizações científicas da Corporação Estatal Rosatom no campo da instrumentação nuclear e resolve os problemas de melhorar a segurança nuclear e radiológica de instalações nucleares e instalações perigosas para radiação, garantindo a segurança radiológica da população do país e preservando o meio ambiente e a sustentabilidade, sistemas de controle automatizados e soluções integradas de engenharia na área de engenharia elétrica.
Quem escreveu essa bobagem?
“ Este equipamento transmite sinais quando os valores do reator são excedidos para o sistema de controle automático de potência e para o console do operador”
Onde está informação do autor da notícia?