Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

A ROSATOM VAI CONSTRUIR UM REATOR DO TIPO SMR PARA INSTALAR NO NORTE DA RÚSSIA, UMA REGIÃO CONSIDERADA PROMISSORA

A Rosatom, por meio da Rosenergoatom, e a Yanolovo firmaram cooperação para fornecimento de energia elétrica a partir de uma usina nuclear de pequena potência (SMR) baseada no reator RITM-200N, em configuração de dois blocos, destinada a uma das regiões mais promissoras do norte da Rússia.  O contrato foi assinado durante a programação de negócios da World Atomic Week 2025. As partes do acordo são a Rosenergoatom Concern JSC (Divisão de Energia Elétrica da corporação estatal Rosatom) e a Yanolovo JSC.s.  A usina será construída na República de Sakha, na Iacútia, com o propósito de garantir um abastecimento elétrico confiável, contínuo e ambientalmente limpo aos consumidores locais. A adoção dessa tecnologia nuclear avançada permitirá alcançar a  independência energética de um complexo industrial remoto, fator essencial para o desenvolvimento do Ártico e do Extremo Norte.

O projeto da SMR russa utiliza a mais recente instalação RITM-200N, desenvolvida a partir da experiência acumulada em mais de 400 anos-reator de operação segura de pequenos reatores da frota de quebra-gelos nucleares da Rússia. A implementação do projeto assegurará a autossuficiência energética e o desenvolvimento socioeconômico da Iacútia Ártica. O combustível nuclear precisará ser reabastecido apenas uma vez a cada cinco anos, garantindo fornecimento estável de energia para indústrias estratégicas e infraestrutura social. O SMR se tornará o coração de um dos maiores polos minerais da Rússia, fornecendo energia a projetos industriais como os campos Kyuchus, Deputatskoye e Tirekhtyakh, além da construção de infraestrutura de transporte, engenharia e instalações sociais nos distritos de Ust-Yansky e Verkhoyansky, incluindo uma linha de transmissão de 110 (220) kV. O projeto também trará melhorias urbanas e sociais para o assentamento de Ust-Kuiga, criando uma área desenvolvida, adequada tanto para o trabalho quanto para a vida.

Os modernos projetos de usinas nucleares modulares com reatores da série RITM apresentam altíssimo nível de segurança, graças a sistemas e barreiras em múltiplos níveis, que combinam tecnologias ativas e passivas de segurança. Essas medidas eliminam o risco de acidentes e impedem a liberação de substâncias radioativas no meio ambiente. As SMRs garantem autonomia energética regional, fornecem eletricidade e aquecimento limpos e estáveis, inclusive para operações de alta demanda energética, e reduzem emissões poluentes substituindo fontes tradicionais, especialmente as movidas a diesel.  A Rosenergoatom Concern JSC, divisão de energia elétrica da Rosatom, será a operadora da usina. A empresa atualmente administra 11 usinas nucleares em operação na Rússia, incluindo a única usina nuclear flutuante do mundo, localizada em Chukotka.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários