A ROSATOM VAI USAR UM REATOR DE NEUTRONS RÁPIDOS NA QUINTA UNIDADE DA CENTRAL NUCLEAR DE BELOYARSK
O órgão regulador nuclear da Rússia, Rostechnadzor, deu sinal verde para a construção da quinta unidade planejada para a usina nuclear de Beloyarsk: um reator de nêutrons rápidos BN-1200. As obras preparatórias devem começar ainda este ano. Em junho do ano passado, a JSC Atomenergoproekt e a Rosenergoatom, divisões de engenharia e operação de usinas de energia da corporação nuclear estatal russa Rosatom, assinaram um contrato para desenvolver a documentação do projeto para a construção do reator rápido de sódio BN-1200. Os planos para o reator rápido da série BN refrigerado a sódio, fazem parte do projeto da Rosatom para desenvolver reatores rápidos com ciclo de combustível fechado, cujo combustível de óxido misto (MOX) será reprocessado e reciclado. Além do reator BN-600 na unidade 3 de Beloyarsk, que iniciou a operação em 1980, o reator rápido BN-800 de 789 MWe na unidade 4 de Beloyarsk entrou em operação comercial em outubro de 2016. Trata-se essencialmente de uma unidade de demonstração de combustível e recursos de projeto para o BN-1200, que será a unidade 5 de Beloyarsk.
A Rosatom afirma que a vida útil da unidade de energia BN-1200 será de pelo menos 60 anos. Seu projeto utiliza soluções técnicas comprovadas na operação dos reatores BN-600 e BN-800, mas também apresenta inovações. Por exemplo, o BN-1200 terá quatro, em vez de três, circuitos para a circulação de sódio líquido, como seus antecessores; o volume da instalação de armazenamento no reator será aumentado para permitir o descarregamento de conjuntos de combustível do reator diretamente para o reservatório de combustível usado, eliminando o tambor intermediário para conjuntos usados; e os condensadores da turbina serão resfriados por meio de uma torre de resfriamento evaporativo do tipo chaminé.
Uma série de pesquisas foram conduzidas no canteiro de obras que foram reconhecidas como estando em conformidade com os regulamentos e requisitos técnicos. Ivan Sidorov, Diretor da Usina Nuclear de Beloyarsk, disse que “A instalação do protótipo da unidade de energia em série com o reator BN-1200M na Usina Nuclear de Beloyarsk permitirá dar mais um passo importante rumo à engenharia de energia nuclear de dois componentes e aproveitar plenamente as vantagens ecológicas e econômicas do ciclo fechado do combustível nuclear. A equipe da Usina Nuclear de Beloyarsk acumulou vasta experiência na operação dos exclusivos reatores rápidos de sódio BN-600 e BN-800, portanto, é lógico que o protótipo BN-1200M seja criado aqui.”
Deixe seu comentário