A RUMO SENTE A MAIOR CONFIANÇA NO TRANSPORTE FERROVIÁRIA E REGISTRA UM AUMENTO NO VOLUME TRANSPORTADO | Petronotícias




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A RUMO SENTE A MAIOR CONFIANÇA NO TRANSPORTE FERROVIÁRIA E REGISTRA UM AUMENTO NO VOLUME TRANSPORTADO

RumoA Rumo registrou aumento do volume transportado no trimestre de 2018. Mesmo com a greve dos caminhoneiros em maio, a estratégia de negócios da companhia garantiu uma recuperação das operações que é a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina. Operacionalmente, a Rumo chegou a um volume total transportado de 13,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) no trimestre, 9% acima do registrado no mesmo período em 2017. No semestre, o volume subiu 13%, alcançando 25,3 bilhões de TKU. A greve dos caminhoneiros impactou o transporte de grãos vindos do Mato Grosso, mesmo assim os volumes transportados em abril e junho subiram mais de 15% em média.

De acordo com o vice-presidente Financeiro da Rumo, Ricardo Lewin, os números apresentados refletem o planejamento da Companhia. “Estamos crescendo em volume com eficiência em custos. Isso nos permite continuar avançando em nossos resultados”. Outro fator que ajudou na performance foi o início da operação de transporte de fertilizantes em Rondonópolis. Os 298 mil TKU de insumos agrícolas carregados nos vagões da Rumo neste segundo trimestre representam 59,5% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. No total acumulado do semestre, o percentual de crescimento foi de 41%, com 450 mil TKU ante os 319 mil de 2017. Nos produtos industriais, o transporte que mais cresceu foi o do segmento de madeira, papel e celulose. Um aumento de 78% em relação ao mesmo período de 2017. No acumulado desses seis primeiros meses, o percentual ficou acima dos 100%: foram 929 mil TKU em 2018 ante 441 mil do ano passado. Dentre os indicadores de desempenho, houve redução de 7% no consumo total de diesel pela frota de locomotivas da Companhia. A melhora desse índice resulta dos equipamentos modernos e da da maior representatividade do volume de grãos transportados na Operação Norte, pois o fluxo dessas commodities apresenta um menor consumo médio de combustível.

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