A RUSSA ATOMMASH CONCLUI DOIS IMPORTANTES EQUIPAMENTOS PARA UNIDADE 5 DO COMPEXO NUCLEAR INDIANO DE KUDANKULAM | Petronotícias




faixa - nao remover

A RUSSA ATOMMASH CONCLUI DOIS IMPORTANTES EQUIPAMENTOS PARA UNIDADE 5 DO COMPEXO NUCLEAR INDIANO DE KUDANKULAM

REATO equipamento principal da unidade 5 do complexo nuclear Kudankulam, na Índia, já está está completo na fábrica do fornecedor russo Atommash. O vaso de pressão do reator foi montado em um teste e o pressurizador passou em testes cruciais. A usina nuclear de Kudankulam fica a cerca de 100 quilômetros da cidade portuária de Tuticorin, no extremo sul da Índia. O projeto de exportação russo tem dois grandes reatores VVER-1000 em operação, enquanto outros quatro estão em construção. As unidades 3 e 4 começaram a ser construídas em 2017 e as unidades 5 e 6 seguiram em 2021. O vaso de pressão do reator é central para uma usina nuclear. Ele contém os conjuntos de combustível nuclear que produzem calor e fazem parte do circuito primário de refrigeração. Ele precisa poder ser aberto para reabastecimento e também contém provisões para sensores e peças móveis, como hastes de controle.

Toda a montagem do Kudankulam 5 foi feita na fábrica da Atommash em Volgodonsk, na Rússia, usando um recesso profundo no piso de concreto que simula a posiçãoEQUIP que a embarcação ocupará na usina real. Primeiro, o corpo de 11 metros de comprimento da embarcação foi colocado no lugar por meio de um guindaste com capacidade de elevação de 600 toneladas. Em seguida, foi colocado um casco de 10 metros pesando 73 toneladas, assim como uma cerca de 38 toneladas e outros itens somando outras 68 toneladas. Uma vez que a cabeça do vaso do reator foi fixada e fechada, todo o componente tinha cerca de 603 toneladas. “A realização da montagem reduzirá significativamente o tempo de instalação no local”, disse Atommash.

Na fábrica da empresa russa, em Izhora, perto de São Petersburgo, outro componente importante do circuito primário do Kudankulam 5, o seu pressurizador (foto à direita), foi testado. Isso manterá a pressão apropriada da água refrigerante usada para transferir o calor dos conjuntos de combustível no vaso de pressão do reator para os geradores de vapor. Isso foi levado com sucesso ao seu valor máximo permitido de 24,7 MPa antes da aceitação. Agora está sendo preparado para embarque, informou a Atommash.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of