A SAAB VAI FORNECER PARA A REPÚBLICA TCHECA O SISTEMA DE DEFESA RBS 70, O MESMO USADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO
A gigante sueca Saab, fornecedora dos caças Gripen para a Força Aérea Brasileira, e que está concorrendo para construir as quatro Corvetas para a Marinha do Brasil, assinou um contrato para fornecer o RBS 70 NG, a última geração do sistema portátil de defesa aérea RBS 70, para as Forças Armadas da República Tcheca. O pedido está avaliado em 365 milhões de coroas suecas e as entregas ocorrerão em 2020 e 2021. Além do próprio sistema, o pedido também inclui a integração com a Defesa Aérea Tcheca, equipamentos de teste e treinamento. As Forças Armadas da República Tcheca já são usuárias do RBS 70, uma versão anterior do sistema. O Exército brasileiro também possui o mesmo sistema fornecido pelos suecos.
Görgen Johansson, diretor da área de negócios Dynamics da Saab, disse que “Estamos felizes em fornecer às Forças Armadas da República Tcheca o mais novo sistema de defesa aérea de curto alcance da Saab, o RBS 70 NG. O fato de um país da OTAN decidir investir no sistema RBS 70 NG da Saab é a melhor avaliação possível e prova que a Saab é líder mundial em soluções de Defesa Aérea”.
O sistema de rastreamento automático, auxiliares abrangentes de operador, tem a possibilidade de interrupção da sequência de disparo (autodestruição de mísseis), seleção de ponto a ser atacado, e a possibilidade de identificar se é amigo ou inimigo. O rastreamento óptico de alvo aumentam a chance de um operador do NBS RBS70 atingir o alvo correto, aumentando significativamente a segurança durante ações críticas. O operador do RBS 70 NG tem controle total sobre onde e o que o míssil acerta ou não, eliminando o risco de fogo amigo.
Jan Sedlia?ik, comandante de Defesa Aérea da República Tcheca estava contente com a escolha do seu Departamento de Defesa: “Estamos muito satisfeitos com nossa experiência com o Sistema RBS70 e o suporte da Saab. O RBS 70 é o pilar para fornecer Defesa Aérea baseada em superfície para a Força-Tarefa Multinacional da OTAN e, a partir de 2019, para uma parte da Força-Tarefa Conjunta de Alta Prontidão. O novíssimo RBS 70 NG implica em desenvolvimentos cruciais do sistema que aumentarão significativamente nossa capacidade atual para ameaças contra a soberania da República Tcheca e da OTAN”.
Deixe seu comentário