A SAMSUNG RECEBE APROVAÇÃO INICIAL PARA USAR A ENERGIA NUCLEAR COMO PROPULSÃO PARA UM NAVIO GASEIRO
A Samsung Heavy Industries obteve aprovação do American Bureau of Shipping e do Liberian Registry para um navio transportador de gás natural liquefeito de 174.000 metros cúbicos alimentado por um pequeno reator modular de sal fundido. O reator de sal fundido (MSR) para o navio-tanque de GNL está sendo projetado conceitualmente em conjunto pela Samsung Heavy Industries e pelo Instituto Coreano de Pesquisa em Energia Atômica (KAERI). O MSR foi projetado para ter uma capacidade de 100 MWt e eliminar a necessidade de substituição de combustível durante a vida útil do navio, mesmo com a instalação de apenas uma unidade.
Em um comunicado, a Samsung Heavy Industries, que pesquisa tecnologia nuclear há muitos anos, incluindo vários conceitos para usinas nucleares flutuantes, disse que “O método MSR tem as características de maior estabilidade e excelente eficiência energética ao usar sal fundido (combustível nuclear líquido) que integra combustível nuclear e refrigerante.” Como parte do processo de Aprovação de Classe de Novo Conceito, o American Bureau of Shipping (ABS)
concede uma aprovação em Princípio (AIP) nesta fase inicial do projeto conceitual para auxiliar o cliente a demonstrar a viabilidade do projeto aos seus parceiros e órgãos reguladores. A AIP confirma que o novo conceito proposto, que inclui a
nova tecnologia, está em conformidade com as Normas e Guias ABS mais aplicáveis, bem como com os códigos e padrões industriais apropriados, sujeito a uma série de condições.
Em outubro do ano passado, a ABS divulgou um estudo sobre um pequeno reator modular em um navio-tanque de GNL padrão. A ABS afirmou que o estudo foi elaborado para ajudar a indústria a “compreender melhor a viabilidade e as implicações de segurança da propulsão nuclear e para apoiar futuros projetos de desenvolvimento“. O estudo
considerou o impacto de um reator de alta temperatura refrigerado a gás no projeto, na operação e nas emissões de um navio-tanque de GNL de 145.000 metros cúbicos.
O relatório observou que a demanda por navios transportadores de GNL está aumentando. O GNL é armazenado a bordo em grandes tanques criogênicos que mantêm o gás natural (principalmente metano) em estado líquido em torno de -165 °C. A demanda típica de energia para navios transportadores de GNL varia entre 30 e 75 MW. “A energia nuclear seria um meio ideal de reduzir drasticamente as emissões do transporte marítimo, mas ainda há obstáculos significativos na percepção pública e nas regulamentações internacionais antes que isso possa ser alcançado“, diz o relatório.

publicada em 12 de setembro de 2025 às 14:00 




