A SCANIA EM PARCERIA COM A FIDENS E A HEXAGON LANÇA CAMINHÃO TELEOPERADO PIONEIRO PARA ATENDER A MINERAÇÃO | Petronotícias





A SCANIA EM PARCERIA COM A FIDENS E A HEXAGON LANÇA CAMINHÃO TELEOPERADO PIONEIRO PARA ATENDER A MINERAÇÃO

luciUma parceria entre Scania, Fidens e Hexagon fazem um lançamento do primeiro caminhão 8×4 teleoperado da história do Brasil. O modelo é o Scania G 500 8×4 XT, com a Hexagon oferecendo toda tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando e a Fidens, prestando serviços de mineração. Eles são pioneiros no desenvolvimento e operação deste tipo de veículo. O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper foi projetado para o trabalho fora de estrada, tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv de potência. A nova solução para a mineração permite o aumento de produtividade, da segurança e da velocidade de operação, ainda ganho de eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas. Outro diferencial do produto é sair de fábrica com garantia e homologação daca capa Scania.

O principal foco do primeiro caminhão 8×4 teleoperado da história do Brasil é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens. Depois dos recentes acontecimentos em barragens de mineração, em 2019, se tornou obrigatório no Brasil estes descomissionamentos de barragens, que utilizam o método de alteamento a montante. Esse é o tipo de construção em que os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado (uma em cima da outra, tornando o montante suscetível a infiltrações de água e aumentam a chance de rompimento). Para cumprir a lei, as estruturas perdem a missão de armazenar caminrejeitos, sendo descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente, numa recuperação das áreas degradadas.

O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de direção), com a alta tecnologia da Hexagon equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância. Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do caminhão. É possível, por exemplo, o operador estar 30km longe. No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração.

A Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto comcami 2 a Scania, o primeiro caminhão 8×4 da mineração brasileira. Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8×4 teleoperado do Brasil. Acreditamos que este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de grande importância na redução de riscos ambientais da mineração. Essa nova tecnologia trará mais produtividade, mais segurança na operação e menor custo. Estamos há 22 meses desenvolvendo esta nova solução, e chegou a hora fidensde mostrar ao mercado”, disse o diretor comercial da Fidens, Thiago Frauches (foto à esquerda).

“Essa solução de teleoperação vai beneficiar toda a comunidade. Eu costumo falar que essa é uma verdadeira iniciativa ESG, pois estamos nos preocupando com a segurança dos operários, com a menor emissão de poluentes e a diminuição no consumo de combustível. Ou seja, uma eficiência operativa. Além disso, estamos protegendo a comunidade próxima às barragens, numa operação muito mais segura e bem mais controlada”, conta o presidente Américarodri Latina – Hexagon, divisão de Mineração, Rodrigo Couto (foto à direita).

Para Luciano Piccirillo (foto principal), novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil,  “A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial. O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora“, completa.

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