A SHELL ANUNCIA A VOLTA AO IRÃ DEPOIS DA SUSPENSÃO PARCIAL DAS SANÇÕES DO OCIDENTE
A Shell anunciou nesta segunda-feira(10) que assinou um memorando de entendimento preliminar com a National Petrochemical Company, do Irã (NPC). O movimento é o primeiro passo de volta da empresa anglo-holandesa à república islâmica depois que foi obrigada a sair por causa das sanções ocidentais, em função da busca dos iranianos pelo desenvolvimento do seu setor nuclear. Atualmente o Irã extrai 2,8 milhões de barris por dia, em comparação a 4,5 milhões uma década atrás e o pico de 6 milhões, em 1974. Seus grandes campos, entre eles Gachsaran e Marun, estão em produção há mais de cinquenta anos e precisam de reabilitação. Ainda por cima, o Irã não desenvolveu grande parte das suas reservas de gás. Isto permitiu que países como a Argélia, a Austrália e o vizinho Catar, com quem o Irã compartilha um campo, tomassem participação no mercado. Sem a tecnologia ocidental, é improvável, acreditam os técnicos da Agência Internacional do Petróleo, que o Irã consiga construir as usinas de gás natural liquefeito (GNL) que passam o gás superfrio para uma forma líquida para transporte marítimo.
O vice-presidente da Shell, Hans Nijkamp, ??disse durante a cerimônia de assinatura do acordo que a Shell estava buscando “uma presença de longo prazo no Irã”, e que a empresa teria primeiramente que examinar a possibilidade de estruturas comerciais para usar soluções técnicas correspondentes para eventualmente chegar a uma joint venture com os iranianos.
O diretor da NPC, Marzieh Shadaei, disse que sua empresa planeja aumentar a produção petroquímica para 160 milhões de toneladas até 2025. As empresas estrangeiras correm para lucrar com acordo do ano passado em que as potências mundiais viram com bons olhos a suspensão, mesmo que parcial, das sanções contra o Irã em troca de restrições ao programa nuclear do país islâmico. As restantes sanções dos Estados Unidos ainda fazem com que os credores internacionais tenham o receio de fazer negócios com o Irã, o que torna difícil para as empresas financiar grandes negócios. Por isso, o acordo desta segunda-feira, pode destravar muios outros investimentos no país islâmico.
Sebastião Lelis Felintro Rua Carice, 433 – Apto.: 201 – Bancários. Ilha do Governador/RJ – CEP: 21920-100 Tel.: (21) 3366.3810 – Cel.: (21) 99290.5330 – 97984-6903. (recados). (21) 99310.7656. Email: sebastiao.felintro@hotmail.com / sebastiao.felintro@yahoo.com.br OBJETIVO: Marinheiro de Máquinas. QUALIFICAÇÔES: É de Zelar pelo bom desempenho dos equipamentos, instrumentos e sistemas de funcionamento das máquinas; Proporcionando uma condução das máquinas segura, confiável e pontual; Executando a lubrificação geral dos motores principais e auxiliares, manobras de Óleo, água e sondagens etc… FORMAÇÃO: 1983 – 1985: Ensino Médio Fundamental. Ministrada pela Escola Estadual de 1º e 2º grau José Guedes Cavalcante. CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO:… Read more »