A STRATURA VAI APRESENTAR DOIS TIPOS DE ASFALTO COM NOVAS TECNOLOGIAS PARA RODOVIAS E UM ESPECIAL PARA AEROPORTOS | Petronotícias




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A STRATURA VAI APRESENTAR DOIS TIPOS DE ASFALTO COM NOVAS TECNOLOGIAS PARA RODOVIAS E UM ESPECIAL PARA AEROPORTOS

PHOTO-2024-10-23-11-55-29A Stratura, empresa do Grupo Fiord Capital, vai apresentar dois cases que abordam o uso de materiais alternativos na pavimentação asfáltica e um debate sobre o uso de misturas mais adequadas às temperaturas brasileiras para pistas de aeroportos. Os temas serão abordados em três mesas-redondas que vão acontecer no segundo dia do Congresso de Infraestrutura e Construção, a Paving Conference, que vai até amanhã (24) no  Paving, do Expo Center Norte, em São Paulo. O Gerente de Soluções em Engenharia, Emerson Maciel, e a Especialista em Pavimentação Asfáltica, Larissa Montagner de Barros, participam da palestra “MicroRap 100% Fresado: Inovação Sustentável com Análise do Ciclo de Vida do Carbono“, que acontecerá às 13 horas, no auditório Ayrton Senna. Neste painel, será demonstrado o uso do RAP (Reclaimed Asphalt Pavement ou material fresado), em um trecho de 600 metros da Rodovia Antônio Machado

fabi Sant’Anna (SP-255), próximo ao município de Araraquara (SP). O projeto, feito em parceria com a Concessionária Via Paulista (Concessão do Grupo ARTERIS), com a empresa Garcia Monteiro e com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), usou, pela primeira vez, 100% do asfalto reciclado (RAP) na composição do MRAF no Brasil. De acordo com o Diretor da Stratura, Fabiano Bueno, o uso do material fresado vem crescendo nos últimos anos no Brasil, contando com mais investimentos das concessionárias e de empresas do setor. “A preocupação com o ESG tem feito o mercado se voltar para o uso de materiais alternativos, buscando soluções mais sustentáveis e priorizando a economia circular.” 

emersonSegundo Emerson Maciel, o RAP, que é o revestimento asfáltico retirado das rodovias que necessitam de reparos, passou a ter um uso mais nobre, o que favorece a sustentabilidade. Para isso, são necessários investimentos desde a fresagem (retirada do revestimento asfáltico) até a o tratamento da mistura com uso de emulsões especiais. Estudos feitos pela Universidade de São Paulo (USP) demonstraram que a aplicação do RAP pode reduzir de 27% a 50% as emissões de carbono na atmosfera durante seu ciclo de vida em comparação com a mistura asfáltica convencional. Na segunda mesa-redonda, às 14 horas, os especialistas da Stratura vão falar sobre “Como Pensar o Dimensionamento de Pavimentos Aeroportuários para Condições Climáticas do Brasil“. A Stratura está iniciando um estudo, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para  determinar misturas asfálticas que sejam mais adequadas para as pistas de pouso e decolagem dos aeroportos brasileiros.

larisssaEm geral, temos uma padronização de projetos aeroportuários que utilizam softwares internacionais, sem levar em conta as variações de temperatura que ocorrem nos estados Brasileiros, por exemplo. O objetivo é demonstrar, primeiramente em laboratório, ligantes e misturas asfálticas mais adequadas para garantir desempenho, aderência e durabilidade nas pistas aeroportuárias“, explicou Larissa Montagner.  Fechando o dia, às 15 horas, será apresentada a palestra sobre “O Uso do GreeFlex em Misturas Recicladas com 25% RAP“. A técnica foi aplicada em um trecho experimental no Km 563 da Rodovida Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Parapuã (SP) em parceria com a Eixo SP Concessionária de Rodovias S.A.

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