A SUECA VATTENFALL PARTICIPA DE ESTUDOS PARA IMPLANTAR PEQUENOS REATORES NUCLEARES NA ESTÔNIA
A concessionária sueca Vattenfall está participando de um estudo sobre a implantação de pequenos reatores modulares (SMRs) na Estônia. Em janeiro, a Fermi Energia da Estônia assinou Memorandos de Entendimento com a empresa de energia finlandesa Fortum e a empresa de engenharia belga Tractebel para cooperar no estudo. Uma planta baseada no reator de sal estável da Moltex, um dos projetos de SMR considerados no estudo. Entre outras coisas, o estudo piloto investigará até que ponto o desenvolvimento da tecnologia SMR progrediu, condições de custo, licenciamento e, em geral, que futuro poderá haver para esse reator no país Báltico. “Todos que participam do trabalho de estudo piloto estão contribuindo com suas habilidades e, em troca, adquirindo mais conhecimento de como a tecnologia SMR poderia funcionar na prática”, afirmou em nota a Vattenfall.
Para Torbjörn Wahlborg, chefe da Geração de Área de Negócios da Vattenfall, “É uma maneira de entendermos até que ponto o desenvolvimento da tecnologia SMR chegou. A geração de eletricidade da Estônia se baseia em grande parte no xisto de petróleo, que é a matéria-prima com mais dióxido de carbono que existe. Uma mudança na geração de eletricidade da Estônia seria uma medida climática importante para toda a UE”.
Mats Ladeborn, chefe do departamento de desenvolvimento de frotas nas operações de energia nuclear de Vattenfall, disse também que “Livre de fósseis é uma palavra de ordem para tudo o que fazemos. A energia nuclear tem emissões muito baixas de dióxido de carbono e pode contribuir para reduzir o uso de combustíveis fósseis na UE. O desenvolvimento de reatores nucleares de pequena escala parece promissor para nós e, é claro, é interessante acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos em todos os tipos de fontes de energia que nós mesmos usamos para gerar eletricidade “.
A Fermi Energia foi fundada por profissionais de energia e energia nuclear da Estônia para desenvolver a implantação de SMRs. Em julho do ano passado, a empresa lançou um estudo de viabilidade sobre a adequação das SMRs para as metas de fornecimento de eletricidade e clima além de 2030, após uma rodada de financiamento de investidores e acionistas. quatro projetos inovadores de SMR foram selecionados para serem incluídos no estudo de viabilidade: Moltex Energy SSR-W300, Energia Terrestre IMSR-400, GE Hitachi BWRX-300 e NuScale SMR. Todos os estudos devem ser concluídos até o final deste ano e serão divulgados no início de 2021.
Deixe seu comentário