A TOSHIBA ANTECIPA O PAGAMENTO AOS PROPRIETÁRIOS DAS USINAS NUCLEARES NOS ESTADOS UNIDOS AFETADA PELA FALÊNCIA DA WESTINGHOUSE
A Toshiba concluiu o pagamento antecipado de US$ 3,225 bilhões para os proprietários do projeto de construção nuclear da Vogtle nos EUA. A empresa está negociando a liquidação do montante total garantido devido aos proprietários do projeto VC Summer. A Toshiba do Japão é a empresa mãe do antigo contratado principal da Vogtle Westinghouse. As obrigações de garantia foram acordadas pela Toshiba e pelos proprietários dos dois projetos de construção dos EUA AP1000 – Vogtle e VC Summer – em 2008, quando as encomendas para as unidades foram colocadas pela primeira vez com a Westinghouse. Após a falência da Westinghouse a Toshiba concordou, em junho, pagar um máximo de US$ 3,68 bilhões aos proprietários da Vogtle – Georgia Power (45,7%), Oglethorpe Power (30%), MEAG Power (22,7 %) e Dalton City (1,6%) – com pagamentos a serem feitos em parcelas de outubro de 2017 a janeiro de 2021.
No início deste mês, a Toshiba disse que chegou a um novo acordo com os proprietários sob os quais eles receberiam todos os pagamentos programados remanescentes sob a garantia até 15 de dezembro. A companhia japonesa anunciou que pagou a soma da subsidiária da Southern Company, a Georgia Power. “Com o pagamento, a Toshiba elimina o risco futuro de flutuações nas moedas estrangeiras, enquanto o resgate da obrigação de garantia da empresa mãe dá-lhe o direito de obter reclamações contra a Westinghouse pelo valor pago aos proprietários da Vogtle”, afirmou a empresa.
A Toshiba planeja reduzir seus recursos internos que deve atribuir aos processos de reabilitação da Westinghouse, vendendo a terceiros. Ela espera vender os créditos e os ativos que incluem dívidas que a Toshiba detém contra a Westinghouse e outras empresas relacionadas à Westinghouse, até o final de março de 2018. A Comissão de Serviço Público da Geórgia (PSC) está em processo de considerar uma recomendação dos proprietários da Vogtle para continuar com a construção das duas unidades AP1000. A recomendação foi alcançada após um cronograma, custo para completar e avaliação de cancelamento, mas a equipe de advocacia de interesse público do PSC apresentou testemunho questionando a economia do projeto. O PSC espera emitir uma decisão sobre o futuro do projeto Vogtle em 6 de fevereiro. Enquanto isso, o trabalho continua nos dois reatores AP1000 em construção no local perto de Waynesboro, na Geórgia, com a Bechtel gerenciando esforços diários de construção sob a direção da Southern Nuclear. Atualmente, a unidade Vogtle 3 deverá iniciar a operação comercial em novembro de 2021 e unidade 4 em novembro de 2022.
Deixe seu comentário