A ULTRA SAFE CORORATION DESENVOLVE UM COMBUSTÍVEL NUCLEAR CAPAZ DE FAZER MICRO REATOR TER TRÊS VEZES MAIS PODER DE GERAÇÃO
A Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) anunciou que um avanço tecnológico em seu combustível patenteado Fully Ceramic Microencapsulated (FCM) permite uma geometria de combustível que resulta em maior potência e maior segurança, permitindo que seu Micro-Modular Reactor (MMR) produza três vezes mais poder. O MMR já havia sido apresentado como um reator refrigerado a gás de 15 MW térmico e elétrico de alta temperatura de 5 MW, usando combustível TRISO (isotrópico triestrutural) em blocos de grafite prismático e com um núcleo selado e transportável. Os blocos de grafite contêm pilhas de pastilhas de combustível FCM. O reator refrigerado a hélio é abastecido uma vez durante sua vida útil de 20 anos. A empresa agora disse que o MMR pode trabalhar de forma flexível com combustível de urânio de baixo enriquecimento (HALEU) de alto ensaio (com 19,75% de enriquecimento) ou combustível de urânio de baixo enriquecimento (LEU) (com 9,9% de enriquecimento) e operar em vários níveis de potência de 10 MWt (3,3 MWe) a 45 MWt (15 MWe). Isso, disse o USNC, permite atender a uma variedade de clientes com um único design padronizado.
Em um comunicado, a empresa diz que “Para realizar esta atualização, o USNC está demonstrando com sucesso tecnologias inovadoras em impressão 3-D e fabricação avançada de seu combustível FCM patenteado. Essas tecnologias permitem a flexibilidade para produzir pastilhas de combustível FCM de geometria única. O FCM envolve ainda mais as partículas TRISO em carboneto de silício, garantindo que o refrigerante de hélio permaneça livre de contaminação. Esse avanço reduz as tensões térmicas no combustível e permite aumentos na temperatura e potência de saída do MMR”.
A USNC disse que, após discussões com vários clientes e investidores, buscou “inovação em torno de um design versátil que atenda melhor às demandas mais altas de calor e energia enquanto ainda atende a clientes de aplicativos remotos. Fazer essas mudanças importantes agora traz foco para os recursos do USNC e garante que nossas demonstrações tenham o mesmo design de nossas implantações comerciais, aumentando sua relevância”, disse o diretor nuclear do USNC, Dan Stout. Vale a pena algum impacto no cronograma de curto prazo pela flexibilidade e uma taxa de aumento de energia de 300%.” A empresa está atualmente trabalhando em projetos de implantação em Chalk River, da Canadian Nuclear Laboratories, em Ontário, Canadá, e na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.
Deixe seu comentário