A UNIDADE 1 DA THREE MILE ISLAND NOS ESTADOS UNIDOS FOI DESATIVADA DEPOIS DE 45 ANOS DE OPERAÇÃO
A unidade 1 da usina nuclear Three Mile Island (TMI), na Pensilvânia, foi desativada por razões econômicas, após mais de 45 anos de geração. Enquanto isso, no mesmo dia, centenas de pessoas participaram de um comício para exigir uma ação do governador do estado para impedir a aposentadoria prematura de outra planta nuclear (Beaver Valley) em 2021. As operadoras desligaram o reator de água pressurizada 819 MWe (líquido) da TMI pela última vez, depois de estabelecer um recorde no local de 709 dias contínuos em operação. Bryan Hanson, vice-presidente sênior e diretor nuclear da Exelon, disse que “Hoje comemoramos o orgulhoso legado da Unidade 1 da TMI e os milhares de funcionários que compartilharam nosso compromisso com a segurança, a excelência operacional e a gestão ambiental por quase cinco décadas.”
A unidade havia sido licenciada para operar até 2034, mas a Exelon confirmou no início deste ano que seria fechada este mês depois que o estado da Pensilvânia não adotou uma solução política que reconhecesse a energia nuclear por sua contribuição à produção de energia com zero carbono. Agora será desativada. “Em um momento em que nossas comunidades estão exigindo mais energia limpa para lidar com as mudanças climáticas, é lamentável que a lei estadual não apoie a operação contínua dessa fonte segura e confiável de energia livre de carbono. É fundamental que continuemos a buscar reformas políticas para impedir que outros recursos nucleares livres de carbono sejam empurrados para fora do mercado por regras que não valorizem uniformemente os recursos de energia limpa e, ao mesmo tempo, permitam que recursos emissores poluam de graça, ” disse Bryan Hanson
Antes do fechamento da TMI, cinco usinas nucleares – Beaver Valley, Limerick, Peach Bottom, Susquehanna e TMI – produziam juntas quase 40% da geração total de eletricidade da Pensilvânia e pouco mais de 93% de sua energia de emissão zero. A FirstEnergy anunciou, em 2018, planos para se aposentar prematuramente as unidades de Beaver Valley, bem como suas plantas em Davis-Besse e Perry em Ohio, até 2021, a menos que sejam encontradas soluções de políticas legislativas para mantê-las em operação. Em julho, a empresa rescindiu os avisos de desativação para Davis-Besse e Perry depois que Ohio aprovou uma lei que concede créditos de energia limpa a produtores de energia com emissão zero.
Deixe seu comentário