UNIDADE DE TUBARÃO DA ARCELORMITTAL É A PRIMEIRA PLANTA INDUSTRIAL DAS AMÉRICAS A RECEBER A CERTIFICAÇÃO DA RESPONSIBLESTEEL
A ArcelorMittal está comemorando a certificação em sustentabilidade conseguida por sua unidade de Tubarão, no Espírito Santo, que é a primeira planta industrial nas Américas e fora da Europa a obter esta qualificação em suas operações pelos padrões da ResponsibleSteel, uma organização mundial referência para a produção de aço de maneira responsável. Antes de receber o reconhecimento, a unidade, que é a maior usina do Grupo ArcelorMittal no Brasil, situada no município de Serra, passou por um longo e rigoroso procedimento de auditoria. “A nossa busca é constante por um processo mais sustentável desde o fornecimento de matérias-primas até a venda das soluções para nossos clientes”, disse Jorge Oliveira, CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul. “Com a certificação, queremos que nossos clientes da indústria e a sociedade tenham certeza de que o nosso aço é produzido com responsabilidade em todas as suas etapas”, completou.
Esta certificação vale por três anos, quando o processo deve ser reiniciado. O CEO do ResponsibleSteel, Ari Lucas, o setor do aço foi duramente afetado pela pandemia da Covid-19 e a sua recuperação é essencial para a região. Mas o crescimento não pode nem deve ocorrer a qualquer custo. Por isso, a obtenção do primeiro certificado ResponsibleSteel é de extrema importância para uma unidade na América Latina: “Essa certificação não é fácil de se conquistar e os destaques do setor não estão focados apenas na descarbonização dos processos, mas também no respeito aos direitos humanos, direitos trabalhistas e comunidades locais, sempre garantindo que a saúde e a segurança permaneçam como prioridades, com foco no amplo espectro da agenda ESG. A importância de uma cadeia de suprimento de aço responsável está em consonância com as expectativas dos stakeholders na América Latina, os quais conhecem bem as conexões entre mineração e produção de aço e a necessidade de abordar não apenas os impactos diretos da indústria do aço. Esta é a razão pela qual a cadeia de fornecimento responsável se tornará uma importante e crescente parte do processo de certificação do ResponsibleSteel.“
Em 2019, o ResponsibleSteel criou um padrão de sustentabilidade que conta com 12 princípios ambientais, sociais e de governança. Os princípios estabelecem metas de sustentabilidade com relação à disponibilidade de recursos hídricos, saúde e segurança, demandas de stakeholders, direitos humanos e trabalhistas e redução de emissões de gases de efeito estufa, possibilitando que altos padrões de sustentabilidade na produção e consumo sejam atendidos. A certificação é realizada pela consultoria independente DNV Brasil, que levantou informações aprofundadas sobre as práticas sustentáveis e trabalho de campo. No ano passado, três auditores da DNV Brasil percorreram a usina para verificar a conformidade das operações e processos. Além disso, a consultoria conversou com empregados e terceirizados, fornecedores, representantes de órgãos públicos, sindicatos e moradores do entorno da ArcelorMittal Tubarão: “A empresa intermediou os contatos com stakeholders, mas não teve interferência nem acompanhou nenhuma entrevista, deixando-os totalmente à vontade para as avaliações“, explicou Jorge Oliveira.
O ResponsibleSteel foi lançado em 2005 e estabelece padrões globais de desempenho em sustentabilidade e promove a certificação de empresas da cadeia do aço por meio de uma rede de organismos de certificação independentes. Envolve mais de 40 membros e associados, compostos por companhias da cadeia do aço e organizações da sociedade civil de todo o mundo. O que se busca é aprimorar o fornecimento, a produção, o uso e a reciclagem responsáveis de aço por meio do desenvolvimento de padrões, certificação e ferramentas relacionadas. O padrão de sustentabilidade para todo o processo de produção de aço conta com 12 princípios ambientais, sociais e de governança. São eles: Liderança Corporativa; Sistemas de Gestão Social, Ambiental e de Governança; Saúde e Segurança Ocupacional e Comunitária; Direitos do Trabalho; Direitos Humanos; Comunidades Locais; Engajamento das Partes Interessadas e Comunicação; Mudanças climáticas e Emissões de Gases de Efeito Estufa; Ruído, Emissões, Efluentes e Resíduos; Recursos Hídricos; Biodiversidade e Descomissionamento e Encerramento de Operações. O objetivo da ArcelorMittal é certificar todas as unidades no Brasil nos próximos anos.
Deixe seu comentário