A URANIUM, EMPRESA DO GRUPO ROSATOM, ASSINA ACORDO COM A YLB PARA CONSTRUÇÃO DE UM COMPLEXO PARA PRODUÇÃO DE LÍTIO NA BOLÍVIA
A Uranium One Group JSC, empresa do da ROSATOM, e a YLB (Lithium Deposits of Bolivia, Yacimientos de Litio Bolivianos) empresa estatal boliviana, assinaram um acordo para a construção do complexo de mineração e produção de carbonato de lítio no Departamento de Potosí, na Bolívia. Hoje, o lítio está no centro da economia verde. É um elemento crítico para o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia que já foram usados em larga escala em várias indústrias de alta tecnologia. O projeto conjunto russo-boliviano permitirá criar na Bolívia, país com as reservas de lítio mais abundantes do mundo, uma cadeia produtiva completa, desde a mineração da matéria-prima do lítio até a obtenção de um produto comercializável.
Kirill Komarov, Primeiro Vice-Diretor Geral de Desenvolvimento e Negócios Internacionais da ROSATOM, disse: “O acordo abre novas perspectivas para uma cooperação de longo prazo entre a Rússia e a Bolívia. Para a ROSATOM, este é o primeiro projeto estrangeiro de grande dimensão na área da produção de lítio, com investimentos na ordem dos 600 milhões de dólares. Está prevista a construção de um complexo industrial com capacidade para 25 mil toneladas de carbonato de lítio por ano, a ser ampliado com base nos resultados das atividades de exploração geológica. Compartilhamos o interesse da Parte boliviana em colocar em operação a primeira etapa e iniciar a produção de produtos acabados no menor tempo possível. Além disso, para o desenvolvimento dessa indústria de alta tecnologia na Bolívia, a ROSATOM fornecerá treinamento de pessoal qualificado”.
Segundo o documento assinado, a Uranium One Group participará da construção de um complexo industrial a partir da salmoura (salar) de Pastos Grandes, no departamento de Potosí. A mineração de lítio contará com a tecnologia russa de extração por sorção direta, que já provou ser altamente econômica e ecologicamente correta, segundo a empresa russa. Para lembrar, a ROSATOM desenvolveu uma consistente cooperação com a Bolívia. Em particular, no projeto de construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CNTRD) em El Alto, único na América Latina, que está sendo implementado com sucesso, oferecendo à Bolívia grandes oportunidades para a aplicação da tecnologia nuclear em saúde, agricultura , e outros setores. Os primeiros radiofármacos produzidos no complexo ciclotron construído pela ROSATOM já foram entregues em clínicas bolivianas. O novo projeto conjunto russo-boliviano contribuirá adicionalmente para o desenvolvimento social e econômico do país e melhorará a qualidade de vida da população boliviana.
A Uranium One Group, JSC é um grupo internacional de empresas dentro do Grupo TENEX da ROSATOM. Hoje é uma das maiores mineradoras de urânio do mundo, com uma carteira diversificada de ativos internacionais no Cazaquistão, Tanzânia e Namíbia. Com o objetivo de desenvolver a base de recursos minerais no exterior, a Uranium One também implementa projetos promissores de não urânio, inclusive na área de metais não ferrosos e raros. A empresa possui todas as tecnologias e conhecimentos necessários para a extração altamente eficiente de lítio de salmouras e produção de produtos de lítio de alta qualidade.
Quem não faz leva. Um dia o índio acorda. Aqui o índio e mantido no clorofórmio.