A URENCO DECIDE INVESTIR PARA AMPLIAR A SUA UNIDADE DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO NOS ESTADOS UNIDOS
A Urenco, provedora de serviços de enriquecimento de urânio, anunciou seus planos para aumentar em 15% a capacidade de sua fábrica em Eunice, no Novo México, a única instalação comercial de enriquecimento de urânio em operação na América do Norte. Novos compromissos de clientes dos Estados Unidos para combustível sustentam esse investimento, observou a empresa. Novas cascatas de centrífugas serão adicionadas à planta existente e será o primeiro projeto a ser entregue como parte do programa de capacidade da empresa, que “fortalecerá a cadeia de fornecimento de combustível nuclear tanto nos EUA e no mundo”, diz um comunicado da companhia. A Urenco disse que o programa de capacidade é um plano de longo prazo para estender e renovar a capacidade de enriquecimento em seus locais para atender à crescente demanda dos clientes “à medida que mais países e empresas de serviços públicos se voltam para a energia nuclear pela primeira vez ou procuram estender ou diversificar o fornecimento de combustível para as operações nucleares existentes“. A expansão da usina de Eunice, operada pela Louisiana Energy Services, fornecerá uma capacidade adicional de cerca de 700 toneladas de unidades de trabalho de separação por ano, com as primeiras novas cascatas em operação em 2025. A usina possui atualmente uma capacidade de produção de 4600 toneladas por ano.
Em março de 2015, a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA aprovou uma alteração de licença permitindo que a Urenco expandisse sua usina de enriquecimento de Eunice. A alteração está relacionada à intenção de expandir sua capacidade de enriquecimento na instalação, adicionando três novos módulos de construção de separação e instalações de suporte associadas, em uma abordagem em fases ao longo dos próximos anos. Isso permitiria que a capacidade total de produção de enriquecimento da Urenco aumentasse de 3,7 milhões de para até 10 milhões de SWU.
A Urenco também opera três instalações de enriquecimento na Europa: em Capenhurst, no Reino Unido, Almelo, na Holanda, e Gronau, na Alemanha. O CEO da empresa, Boris Schucht explicou que a Urenco está empenhada em apoiar os clientes com suas necessidades de segurança energética e redução de carbono e esse investimento é mais um sinal do impulso empolgante por trás da energia nuclear “Temos as licenças, projetos, tecnologia e capacidade comprovada para expandir nossa capacidade e já estamos vendo um aumento na demanda por nossos serviços de clientes existentes e novos. Como uma empresa líder em enriquecimento no mundo ocidental, temos o dever de responder às necessidades do mercado. Continuaremos a monitorar, prever e apoiar nossos clientes e governos enquanto procuramos tomar novas decisões de investimento em nossos locais de enriquecimento”, declarou.
Deixe seu comentário