USINA NUCLEAR VOGTLE 4 COMEÇA A RECEBER COMBUSTÍVEL E ENTRARÁ EM OPERAÇÃO EM MAIS ALGUNS MESES
Orlando – Por Fabiana Rocha – Começou o carregamento de combustível da Usina Nuclear Vogtle 4, após o recebimento da confirmação da Comissão Reguladora Nuclear aqui dos Estados Unidos de que todos os padrões identificados na licença combinada de construção e operação foram atendidos. O processo de carregamento dos 157 conjuntos de combustível no núcleo do segundo reator AP1000 é uma etapa fundamental para o projeto, que tem uma data de operação projetada para o final deste ano ou início de 2024. Os novos conjuntos de combustível, cada um contendo 264 barras de combustível, agora estão sendo transferidos, um de cada vez, do reservatório de combustível usado do reator para seu núcleo. O combustível do reator projetado pela Westinghouse foi fabricado na Columbia Fuel Fabrication Facility, na Carolina do Sul.
O Vogtle 4 segue os passos do Vogtle 3, que entrou em operação comercial no final de julho. Será o sexto reator AP1000 a entrar em operação comercial globalmente: dois AP1000 estão em operação comercial em cada uma das usinas nucleares de Sanmen e Haiyang, na China. Depois que o carregamento de combustível estiver concluído, o teste de inicialização demonstrará a operação integrada do sistema de refrigeração primário e do sistema de fornecimento de vapor na temperatura e pressão projetadas com combustível dentro do reator. A Southern Nuclear e a Georgia Power, ambas subsidiárias da Southern Company, assumiram a gestão do projeto de construção em 2017, após a reestruturação da Westinghouse, dentro Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA. Em agosto de 2018, a Brookfield concluiu a compra da Westinghouse Electric Company da japonesa Toshiba Corporation, marcando a saída da Westinghouse da proteção contra falência do Capítulo 11 como uma empresa reestruturada.
Parabéns! O uso consciente e responsável da energia nuclear é fundamental para o Progresso e consumo energético sem poluição!