A VALLOUREC JÁ RECEBE GÁS NATURAL PARA SUAS OPERAÇÕES DEPOIS DO CONTRATO NO MERCADO LIVRE COM A PETROBRÁS
A Vallourec e a Petrobrás celebraram um contrato de compra e venda de gás natural no âmbito do mercado livre, com o  fornecimento iniciado em 1º de julho de 2025, reforçando a parceria estratégica de longa data entre as duas empresas. O insumo será destinado às unidades da Vallourec localizadas em Barreiro e Jeceaba, ambas em Minas Gerais. O acordo, divulgado nesta quarta-feira (8), representa um marco importante na relação entre as companhias, que já mantêm uma trajetória de parcerias comerciais. A Vallourec é uma das principais fornecedoras de tubos de aço premium para a Petrobrás, por onde escoa parte significativa da sua produção de óleo e gás.
Agora, com a Petrobrás como fornecedora de gás natural, a parceria entre as duas companhias parece mais forte, como explicou André Lacerda, diretor-presidente da Vallourec South America: “A migração da Vallourec para o modelo de comercialização livre de gás natural simboliza um avanço estratégico na gestão da matriz energética da empresa. A nova modalidade proporciona maior autonomia, previsibilidade de custos e flexibilidade na escolha de fornecedores, além de contribuir para a competitividade e sustentabilidade das operações.”
O contrato está alinhado ao compromisso da Vallourec com o uso dos recursos naturais e reforça o papel da Petrobrás como agente importante na expansão do mercado livre de gás no Brasil. “Cada novo contrato assinado reafirma o compromisso da Petrobrás de atendimento ao mercado nacional e o acerto das estratégias adotadas. Registramos no segundo trimestre deste ano um acréscimo de mais de 240% no número de clientes do mercado livre, resultando em um volume de gás natural superior a 6 milhões de m³/dia no segmento, com preços mais competitivos”, disse  o gerente-executivo de Gás e Energia da Petrobrás, Álvaro Tupiassu (foto à esquerda).
A Petrobrás trabalha na expansão e consolidação da carteira de clientes no mercado livre de gás natural, com a oferta de diversas opções de contratos, adequadas às necessidades dos clientes, com diferentes modalidades de prazo e indexadores, e conta também com mais de US$ 7 bilhões de investimentos previstos em novas infraestruturas de ofertas de gás natural.

 publicada em 8 de outubro de 2025 às 12:00                            





