faixa - nao remover

A VIBRA ESTÁ AMPLIANDO SUA FÁBRICA DE LUBRIFICANTES E FAZ ACORDO COM A VAST PARA CONSTRUÇÃO DE PARQUE DE TANCAGEM NO AÇU

narceloA fábrica de lubrificantes da Vibra, em Duque de Caxias, no Rio,  está passando por uma ampliação e modernização e já recebeu mais de R$ 100 milhões em investimentos. A unidade será uma das cinco maiores do mundo e a maior do gênero na América Latina, com sua produção sendo ampliada de 300 milhões de litros/ano para 500 milhões de litros/ano a partir de setembro deste ano. Além de ser uma das maiores e mais modernas fábricas de lubrificantes do mundo, a companhia tem hoje um dos principais laboratórios de desenvolvimento de produtos da América Latina, onde trabalham cerca de 50 profissionais, sendo que boa parte dessa equipe atua totalmente focada em inovação e no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia para atender às mais exigentes especificações do mercado. Para dar suporte logístico, a Vibra está em acordo com A Vast Infraestrutura, que  assinou um contrato  que garante, pelos próximos 20 anos, a utilização da estrutura do Terminal de Líquidos do Açu (TLA), no Porto do Açu, no Norte Fluminense, como principal porta de entrada de óleos básicos da Vibra no Brasil. O produto é usado como matéria-prima para a produção de lubrificantes. A Vast já possui todas as licenças e permissões para o início da construção do TLA, previsto para o início do segundo semestre deste ano. Oacu terminal visa atender ao mercado de movimentação de líquidos em geral.

Com investimento da ordem de R$ 300 milhões, na primeira fase do projeto, a Vast planeja a construção de um parque de tancagem com capacidade total de até 84 mil m³ para a armazenagem de produtos derivados do petróleo, como combustíveis marítimos, claros, lubrificantes, além de biocombustíveis. Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, disse que “O segmento de lubrificantes é uma das principais avenidas de crescimento da Vibra. Estamos em constante evolução e a modernização e a ampliação da fábrica, bem como a futura utilização do TLA, são alavancas importantes para aumentar a eficiência e a competitividade desse negócio que possui grande potencial de geração de valor para a empresa.”

vastaO TLA só estará pronto no final do ano que vem. Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast Infraestrutura, explicou que “O TLA atenderá a uma demanda do mercado por mais infraestrutura para a movimentação de líquidos no Brasil. O terminal também tem potencial para movimentação de combustíveis com menor pegada de carbono, através da adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização do setor marítimo. O terminal foi projetado de forma modular, permitindo novas ampliações para o atendimento às futuras demandas do mercado brasileiro.”

A infraestrutura do novo terminal da Vast conta com dois berços operacionais, com capacidade para receber navios MR – medium range, com até 59 mil toneladas de peso bruto. Além disso, está prevista a construção de plataformas de carregamento de caminhões-tanque para o escoamento terrestre de combustíveis, óleos básicos e demais líquidos. Para a Vibra, o TLA garantirá uma melhor logística de importação e abastecimento de óleos básicos para sua fábrica, que produz diversos tipos de lubrificantes da linha Lubrax, marca líder no setor.

 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of