faixa - nao remover

A WÄRTSILÄ LEVOU PARA A ROG.e SUAS ÚLTIMAS TECNOLOGIAS PARA OS SETORES DE ENERGIA E MARÍTIMO COM O PRIMEIRO NAVIO MOVIDO A AMÔNIA

Mario BarbosaA Wärtsilä, uma das  referências globais em soluções tecnológicas para os setores de energia e marítimo, participa da ROG.e  com foco na descarbonização e na transição energética.  A empresa de 190 anos de atuação global, apresentou seus projetos inovadores que estão transformando ambos os setores, destacando suas iniciativas de conversão de usinas termelétricas e o desenvolvimento de embarcações movidas por combustíveis mais sustentáveis, como a amônia, já disponível no mercado, e o etanol, que está em desenvolvimento final na plataforma de motores da família Wärtsilä 32. Um dos destaques será o pioneirismo da Wärtsilä no desenvolvimento de navios de apoio a plataformas movidos a combustíveis sustentáveis. Entre as iniciativas mais relevantes está a conversão do Viking Energy, o primeiro navio movido a amônia do mundo. Esse projeto, realizado em parceria com a Eidesvik, está previsto para ser concluído em 2026, posicionando a empresa na liderança da transição paraww combustíveis de baixo carbono no transporte marítimo.

Além disso, a Wärtsilä também colabora com a Compagnie Maritime Monégasque (CMM) no desenvolvimento dos primeiros Navios de Abastecimento de Plataforma (PSVs) movidos a etanol. Mário Barbosa, General Manager da Wärtsilä para a wAmérica Latina, reforça o impacto dessas iniciativas:Seguimos fortes no mercado offshore com muitas atividades de serviços em nossa base instalada, oferecendo suporte a clientes que operam embarcações para as principais empresas de Óleo & Gás no Brasil. Vemos a intensificação de atividades, como a hibridização com baterias, e a recente parceria com a CMM para embarcações movidas a etanol é um marco na busca por soluções de baixas emissões de carbono.”

Outro foco da participação da Wärtsilä na ROG.e 2024 é a sua atuação no setor de energia. A Wärtsilä Energy está liderando importantes projetos de transição energética no Brasil, como a conversão de termelétricas de combustível líquido para gás natural – solução que agiliza a descarbonização.A modernização do setor elétrico, analisada sob a perspectiva da fenomenologia de Edmund Husserl, filósofo e matemático alemão, tem sido impulsionada pela necessidade de descarbonização global. Enquanto países com matrizes energéticas baseadas em combustíveis fósseis avançam na transição para energias renováveis, muitos enfrentamwarts desafios tais como: qualidade no fornecimento e aumento de preços. No Brasil, com mais de 90% de sua matriz composta por fontes renováveis, a transição energética já está avançada. No entanto, é necessário garantir a segurança, qualidade e preço da energia para o país, sem seguir cegamente o caminho de outros. A defesa de uma transição baseada em menores emissões, segurança e custos baixos é essencial, com a manutenção e adaptação das termelétricas para combustíveis renováveis, evitando riscos desnecessários ao consumidor.

Dentre os projetos da companhia, um exemplo emblemático dessa tendência de mercado é a conversão da usina UTE Ponta Negra, em Manaus, realizada recentemente. A Wärtsilä converteu os motores da planta por uma solução 100% a gás natural Wärtsilä, com o motor Wärtsilä 50SG, aumentando a capacidade de geração de 85 MW para 91 MW, reduzindo custos operacionais e prolongando a vida útil dos equipamentos. Essa conversão resultou em uma redução anual de 35 mil toneladas métricas de CO₂, equivalente às emissões de 7.600 carros. Jorge Alcaide(foto principal)Managing Director da Wärtsilä Brasil, destaca a importância dessas transformações: Estamos entusiasmados em participar do ROG.e 2024, onde reforçaremos nosso compromisso com a transição energética. Na Wärtsilä, estamos viabilizando essa mudança ao converter térmicas de combustível líquido wwwpara o gás natural, proporcionando eficiência e sustentabilidade ao setor elétrico. Além disso, nossos motores para o setor marítimo, movidos a combustíveis como amônia e etanol, são um passo essencial rumo à descarbonização, contribuindo para um futuro melhor. Importante também destacar que as mesmas novidades sobre combustíveis sustentáveis estão a caminho na área de energia.”

Com mais de 100 conversões globais, somando 1,2 GW, a Wärtsilä continua com uma posição de destaque na transição para um futuro de energia 100% renovável. A empresa está empenhada em desenvolver soluções que equilibrem a sustentabilidade ambiental e econômica, com impacto positivo em toda a cadeia de valor. A Wärtsilä apresentou também  sua solução Smart Realities  na ROG.e 2024. Essa tecnologia inovadora usa realidade virtual e aumentada para oferecer uma experiência de treinamento altamente imersiva em pontes e salas de máquinas virtuais, revolucionando o treinamento em navegação, engenharia e outras áreas marítimas. O simulador Smart Realities combina modelagem matemática, física e ambiental, proporcionando um aprendizado mais realista e eficaz para a próxima geração de marinheiros

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of