WESTINGHOUSE E HYUNDAI VÃO FORNECER REATORES PARA A FINLANDESA FORTUM

Da esquerda para a direita, o vice-presidente sênior da Westinghouse, Elias Gedeon, o vice-presidente da nova usina nuclear de Fortum, Laurent Revuegle, e o diretor da divisão de nova energia da Hyundai E&C, Choi Young
A concessionária finlandesa Fortum assinou um acordo de trabalho antecipado com a Westinghouse e a sua parceira Hyundai Engineering & Construction para a implantação de um reator AP1000 na Finlândia. A Fortum lançou o estudo de viabilidade em outubro de 2022 para explorar os pré-requisitos comerciais, tecnológicos e sociais para novas usinas nucleares nos dois países nórdicos. O estudo envolveu discussões aprofundadas com diversos fornecedores de tecnologia, potenciais parceiros e clientes, bem como partes interessadas da sociedade. A Fortum anunciou em março deste ano que havia selecionado dois grandes fornecedores de reatores e um fornecedor de SMR para continuar as discussões após a conclusão do estudo de viabilidade. A empresa afirmou que continuará a aprofundar a colaboração com dois fornecedores de tecnologia de reatores convencionais – EDF (EPR) e Westinghouse-Hyundai (AP1000) – e um pequeno desenvolvedor de reatores modulares – GE-Hitachi (BWRX-300).
A Westinghouse e a Hyundai E&C (HDEC) assinaram um Acordo de Trabalho Inicial com a Fortum, que abrangerá o planejamento inicial do projeto, avaliação do local e atividades focadas de licenciamento e autorização, incluindo a continuação do diálogo pré-licenciamento e avaliações de conformidade, como explicou Elias Gedeon, Vice-Presidente Sênior da Westinghouse Energy Systems: “Com o reator AP1000, a Fortum está avançando na tecnologia Gen III+ mais comprovada do mundo, que está estabelecendo recordes operacionais e de desempenho em todo o mundo. Este projeto AP1000 não só fornecerá energia de base limpa e confiável para os países nórdicos, como também proporcionará benefícios econômicos reais e empregos de alta qualidade nos próximos anos, além de garantir segurança energética.”
Já Young Choi, vice-presidente executivo da Divisão de Novas Energias da Hyundai E&C, acrescentou outras informações dizendo que “A HDEC sente-se profundamente honrada com o fato de a jornada para trazer o comprovado reator Gen III+ AP1000 para Fortum estar tomando forma. Como uma empresa global de EPC de ponta, com 55 anos de experiência contínua em construção nuclear, trabalhando em conjunto com a Westinghouse, construiremos energia limpa e valor sustentável nos países nórdicos.” A Fortum assinou um Acordo de Trabalho Inicial semelhante com a EDF no início deste mês para a possível implantação de um reator EPR.

publicada em 24 de junho de 2025 às 18:00 





Para compensar os desnecessariamente complexos reatores Konvoi da Alemanha, que fracassaram no Brasil, reatores simples, passivos, modulares, padronizados, com potência elevada mas não em excesso, podem ajudar o país a recuperar o tempo perdido e a potência não instalada. O AP-1000 foi projetado para superar as deficiências das gerações anteriores. ,
É importante que seja esclarecido que o fracasso das usinas Konvoi se deu no empreendimento voltado para a construção, ou seja, como obter financiamento para uma obra de seis ou oito bilhões overnight, pois tem potência muito elevada e o CAPEX é proporcional à potência instalada, como formar uma estrutura de capital capaz de obter este capital e assegurar um fluxo de caixa até o final, sem interrupções, a complexidade e sobre engenharia típicas da infraestrutura alemã concorrem ou promovem gargalos técnicos que estendem a aquisição, engenharia, construção, montagem e testes, frequentemente indo além do escopo, do prazo e do… Leia mais »