faixa - nao remover

A WESTINGHOUSE E A RADIANT VÃO REALIZAR OS PRIMEIROS TESTES COM MICRORREATORES

nucO Departamento de Energia dos EUA fez seleções condicionais para que a Westinghouse e a Radiant Nuclear realizassem os primeiros testes no banco de testes de Demonstração de Experimentos de Microrreatores do National Reactor Innovation Center no Laboratório Nacional de Idaho. O banco de testes – Demonstração de Experimentos com Microrreatores (DOME) – adaptará a estrutura de contenção do Reator Reprodutor Experimental II no Laboratório Nacional de Idaho (INL). Segundo o Departamento de Energia (DOE), isso reduzirá o impacto ambiental e economizará dinheiro para as empresas no processo de testes, além de reduzir o risco geral do projeto. Em outubro de 2023, a Radiant, a Ultra Safe Nuclear Corporation e a Westinghouse receberam financiamento do DOE totalizando US$ 3,9 milhões para engenharia de ponta e projeto de experimentos de seus respectivos projetos de microrreatores no DOME.

A Westinghouse testará o Reator de Teste Nuclear eVinci para subsidiar o desenvolvimento de seu microrreator comercial transportável, que utiliza tecnologia avançada de tubos de calor para resfriar passivamente o reator. O reator eVinci foi projetado para produzir 5 MWe em locais de até dois acres de terra e pode ser usado para alimentar diversas aplicações, desde comunidades remotas até operações de mineração ou data centers. O reator de teste eVinci é uma versão reduzida de 3 MWt. A Radiant testará a Unidade de Desenvolvimento de Kaleidos para avançar no projeto do reator a gás de alta temperatura comercial de 1,2 MWe da empresa como um possível substituto para geradores a diesel. O gerador de energia elétrica, o sistema de resfriamento, o reator e a blindagem estão todos acondicionados em um único contêiner de transporte, facilitando a rápida implantação.

As empresas estão atualmente trabalhando no processo de autorização multifásico do DOE para dar suporte ao projeto, fabricação, construção e teste de cadadof experimento de reator abastecido. De acordo com o DOE, o primeiro experimento com reator abastecido começará na primavera de 2026. Ele estima que cada experimento com reator DOME operará por até seis meses. As campanhas de teste são autofinanciadas pelos candidatos, com o sequenciamento dos experimentos baseado em diversos critérios, incluindo prontidão tecnológica, disponibilidade de combustível e um plano de aprovação regulatória. Espera-se que ambas as empresas cumpram determinados marcos ao longo do processo para manter o tempo alocado no DOME e garantir o uso eficiente do banco de testes. Mike Goff, Secretário Adjunto Interino de Energia Nuclear, disse que “Os microrreatores desempenharão um papel importante na expansão do uso da energia nuclear nos Estados Unidos. Esses experimentos DOME testarão novos projetos de reatores que serão utilizados no futuro para fornecer energia confiável às nossas casas, bases militares e infraestrutura de missão crítica.” O DOE encerrou recentemente sua primeira rodada de inscrições para o agendamento de experimentos no DOME. A previsão é de que a próxima chamada de inscrições ocorra no verão de 2026.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of