A WESTINGHOUSE INICIA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO DE SEU PEQUENO REATOR MODULAR AP300 NO REINO UNIDO
A Westinghouse apresentou formalmente um pedido ao Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido de aprovação para entrar na Avaliação de Projeto Genérico (GDA) de um pequeno reator modular AP300. A empresa é uma das seis fornecedoras de pequenos reatores modulares (SMR) selecionados em outubro de 2023 para concorrer ao apoio do governo do Reino Unido como parte dos planos para quadruplicar a capacidade de energia nuclear do país para 24 GW até 2050. No início deste mês, ela anunciou que assinou um acordo com a Community Nuclear Power para construir quatro AP300 no nordeste da Inglaterra. Esta seria a primeira frota SMR com financiamento privado do Reino Unido. O projeto do reator de 300 MWe é baseado na tecnologia AP1000 da Westinghouse, um projeto que já está licenciado no Reino Unido. As unidades AP1000 possuem aprovação regulatória – e estão em operação – na China e nos Estados Unidos. O projeto também está em conformidade com os padrões europeus de requisitos de serviços públicos para usinas de energia nuclear. A Westinghouse afirma que isso traz vantagens de licenciamento e reduz substancialmente o risco de entrega para os clientes.
“O AP300 SMR baseia-se no pedigree do já aprovado AP1000, e estamos muito otimistas de que o Departamento de Segurança Energética e Net Zero aprovará nossa aplicação GDA. Os reguladores do Reino Unido já estão muito familiarizados com a tecnologia subjacente do AP300 SMR, por isso esperamos trabalhar com eles para progredir no desenvolvimento e implantação oportuna desta tecnologia avançada e comprovada no Reino Unido”, disse o presidente da Westinghouse Energy Systems, David Durham.
A utilização da engenharia, dos componentes e da cadeia de suprimentos do AP1000 permite um licenciamento simplificado e aproveita as habilidades técnicas disponíveis, afirma a empresa. Os projetos também aproveitarão a história de 75 anos de operações de fabricação nuclear da Westinghouse no Reino Unido, em suas instalações em Springfields, Lancashire. O processo GDA é realizado por dois reguladores do Reino Unido – o Gabinete de Regulamentação Nuclear e a Agência Ambiental – para avaliar os aspectos de segurança, proteção e proteção ambiental dos projetos de uma central nuclear. Permite que os reguladores avaliem as implicações ambientais e de segurança dos novos projetos de reatores, separadamente das aplicações para construí-los em locais específicos. Avaliações de projetos genéricos foram concluídas anteriormente para os projetos EDF/AREVA UK EPR, Westinghouse AP1000, Hitachi-GE UK ABWR e CGN/EDF/GNI UK HPR1000. Uma avaliação GDA está atualmente em andamento para o projeto do pequeno reator modular da Rolls-Royce SMR Limited, e a GE Hitachi Nuclear Energy anunciou em janeiro que seu projeto BWRX-300 SMR entrará no processo GDA.
Deixe seu comentário