A WESTINGHOUSE PASSOU A FORNECER SUA NOVA TECNOLOGIA DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR TAMBÉM PARA A BULGÁRIA
Um acordo de licenciamento de combustível VVER-1000 entre a Westinghouse e a Usina Nuclear de Kozloduy marcou um grande passo na diversificação do fornecimento de energia da Bulgária. O acordo abrange o desenvolvimento de análises de segurança para o licenciamento e implementação de combustível nuclear alternativo para a unidade 5 de Kozloduy. Tarik Choho, presidente da Westinghouse Operating Plant Services da EMEA, disse que Kozloduy “mais uma vez” demonstrou sua confiança no desempenho do combustível nuclear da Westinghouse: “Como parte da estratégia de diversificação e segurança energética da Bulgária, nossas capacidades globais nos permitem oferecer tecnologias inovadoras e o mais alto nível de serviço, para todo o ciclo de vida da frota operacional.”
A cerimônia de assinatura teve a presença do primeiro-ministro búlgaro Boyko Borissov, que falou sobre a diversificação ser um elemento essencial dos esforços da Bulgária para fortalecer sua segurança nacional e descreveu a construção de mais dois reatores – unidades 7 e 8 – em Kozloduy como “extremamente importante para a Bulgária, visto que o nosso país depende da energia nuclear, que está incluída no Acordo Verde da União Europeia. “
A preparação de uma avaliação de segurança detalhada e abrangente é um pré-requisito regulatório búlgaro para obter uma licença para introduzir um tipo alternativo de conjunto de combustível, disse o operador da Usina Nuclear Kozloduy NPP. O desenvolvimento de análises de segurança é uma fase de um programa de diversificação que foi acordado com a Agência de Aprovisionamento da Euratom. O combustível Westinghouse VVER-1000 é usado por seis reatores nucleares na Ucrânia. Há um processo de licenciamento também em andamento para seu uso em Temelín, na República Tcheca. A Westingnouse diz que “ A nova geração de conjuntos de combustível VVER-1000 oferece economia de combustível superior e excelente desempenho, atendendo aos mais altos padrões de segurança e qualidade.”
Deixe seu comentário