ABB ESCALA UM GRUPO DE ENGENHEIROS E TÉCNICOS PARA MODERNIZAR SISTEMAS DE CONTROLE DA REFINARIA DE MATARIPE | Petronotícias




faixa - nao remover

ABB ESCALA UM GRUPO DE ENGENHEIROS E TÉCNICOS PARA MODERNIZAR SISTEMAS DE CONTROLE DA REFINARIA DE MATARIPE

matarA ABB atualizou o sistema 800xA instalado há mais de 10 anos na Refinaria de Mataripe, controlada pela Acelen na Bahia. Uma das principais plataformas do portfólio de automação da ABB, o 800xA é um sistema de controle distribuído com mais de 10.000 sistemas instalados em mais de 100 países. O sistema monitora e controla mais de 50 milhões de tags, que são as identificações dos equipamentos um volume que faz da ABB fornecedora líder global por mais de uma década. O principal motivo para a modernização é preservar a segurança das operações de Mataripe com sistemas mais modernos, com ciclos de vida renovado e suporte operacional. “Este é o momento de seguir em frente com um sistema operacional mais recente, a fim de dispor de uma plataforma estável e segura“, afirmou Peterson Pita (foto à direita), gerentepita de contas na divisão de Energia da ABB.

A partir da atualização do sistema 800xA, a planta de Mataripe, em operação no país desde os anos 1950, ganha hardware novo com mais tecnologia embarcada e mais velocidade na leitura dos dados, o que resulta em drástica redução da probabilidade de falha dos ativos em operação na refinaria. Com mais essa inovação, a refinaria estará em condições para implementar novas políticas de segurança e aumentar sua disponibilidade de máquina, um aspecto fundamental para continuidade da produção. Os novos sistemas também possibilitam uma padronização que protege ainda mais a planta de ameaças cibernéticas. As subestações estão padronizadas de acordo com um padrão internacional para comunicações entre tiagoos diferentes dispositivos que operam os sistemas elétricos da unidade.

“Outros ganhos que podemos citar é a substituição dos 20 servidores antigos por apenas três servidores novos, mais modernos e eficientes, que se utilizam de virtualização e possibilitam a redução de espaço físico ocupado pelos painéis, menor consumo de energia, menor probabilidade de manutenção em função dos equipamentos serem mais modernos e menor tempo para recuperação/manutenção em caso de falha”, explicam Cristina D´Avila, engenheira sênior de projetos da ABB e Rafael Mena, engenheiro de aplicação da ABB responsável pela construção da solução técnica proposta para a Refinaria de Mataripe.

Na avaliação de Thiago Veloso (foto à esquerda), gerente de projetos da ABB, a modernização em Mataripe foi fundamental a elaboração edanilo prática de um rigoroso processo interno. “A ABB acredita que um projeto bem planejado, com recursos devidamente programados desde o seu início e baseado em seus processos internos e padrões de qualidade, contribui diretamente para que o resultado de sua execução ofereça a melhor experiencia ao cliente. E assim foi no projeto Acelen-Refmat.” A Refinaria de Mataripe tem ambição de ampliar o escopo de trabalhos voltados para projetos dedicados à cibersegurança e a ABB se posiciona como importante parceira quando se trata de temas dessa relevância para tecnologias operacionais, segundo informa o Gerente de Investimentos Operacionais, Automação e Indústria 4.0 da Refinaria de Mataripe, Danilo Cruz (foto à direita).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of