ABB FECHA CONTRATO PARA FORNECER SISTEMAS A GASODUTO QUE LIGA AZERBAIJÃO E EUROPA
A empresa suíça ABB fechou um contrato com a Trans-Anatolian Natural Gas Pipeline (TANAP) para fornecer sistemas de controle de infraestrutura de um gasoduto de 1.850 km de extensão, ligando o Azerbaijão à Europa. O objetivo do contrato, que tem a previsão de entrega a partir do quarto trimestre deste ano, é garantir a segurança da operação do empreendimento durante sua vida útil. O valor do acordo não foi divulgado.
O projeto da TANAP para conectar a produção de gás do Azerbiajão ao mercado consumidor europeu está avaliado em cerca de US$ 11 bilhões no total, passando pelo sul da região do Cáucaso, na fronteira da Turquia com a Georgia, atravessando o mar Adriático e a fronteira da Grécia.
O gás fornecido será fruto da exploração do campo de Shah Deniz 2, no Mar Cáspio, e abastecerá a rede do velho continente a partir da Itália. Na verdade, o empreendimento da TANAP é parte de um grande corredor de fornecimento de gás que está sendo construído na região para servir à estratégia da Europa de reduzir sua dependência de poucas fontes, como da Rússia.
O volume total de investimentos previsto para o corredor completo é de aproximadamente US$ 45 bilhões, sendo que o trecho sob comando da TANAP é referente à parte central, cruzando todo o território da Turquia.
O contrato com a ABB inclui a entrega de sistemas de controle, telecomunicações, monitoramento de dutos, sistemas de segurança e cabos de fibra ótica para a transmissão de informações relativas ao gasoduto. A TANAP é uma Sociedade de Propósito Específico formada entre as companhias Socar, do Azerbaijão, Botas, da Turquia, e a britânica BP.
“Inovação tecnológica e liderança são dois dos principais focos estratégicos da ABB para o futuro”, afirmou o presidente da divisão de Processos de Automação da ABB, Peter Terwiesch (foto), ao comemorar a assinatura do contrato.
Deixe seu comentário