ABB FECHA PARCERIA COM O CEARÁ PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE NO PORTO DO PECÉM
O Nordeste está largando na frente na corrida para produção de hidrogênio verde no Brasil. O governo do Ceará e a empresa ABB assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de um hub para produção de hidrogênio verde no estado. Segundo a companhia, o objetivo é que a ABB seja uma das principais parceiras tecnológicas de empresas e instituições envolvidas no desenvolvimento desse projeto, que inclui o Complexo Portuário do Pecém.
A ABB realizará estudos de viabilidade técnica para construção de uma planta de produção de hidrogênio verde. A companhia, que produz equipamentos tanto para geração de energia elétrica quanto para otimização do consumo energético, também entrará com ativos e tecnologias para ajudar a produzir hidrogênio verde, que requer extraordinárias quantidades de energia, a custos mais competitivos.
“Neste ponto a ABB pode agregar muito com as suas soluções digitais de gerenciamento de energia, seja ela uma fonte renovável solar, eólica, biomassa ou hídrica, além de equipamentos elétricos e retificadores”, disse o Gerente da Divisão de Energia da ABB Brasil, Renato Martins.
O executivo explica ainda que uma solução em vista para o novo hub é a utilização de sistemas conectados ao Centro de Controle Remoto, instalado na sede da empresa em São Paulo, para gerar diagnósticos e relatórios técnicos periódicos. A adoção dessas tecnologias e procedimentos são passos necessários para otimizar as operações da planta, reduzindo o custo de produção de H2 por quilo produzido, ressaltou Martins.
Deixe seu comentário