ABDAN ASSINA ACORDO COM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR DURANTE A NT2E

materiaVisando o desenvolvimento e avanço de atividades relacionadas à medicina nuclear, a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) assinou hoje (5) um acordo de cooperação técnica com a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). A assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) aconteceu durante a feira NT2E, maior evento de negócios para o setor nuclear, que está sendo realizado no Rio de Janeiro (RJ). A parceria foi assinada pelo presidente a ABDAN, Celso Cunha, e pelo presidente da SBMN, Rafael Lopes. O acordo tem como objetivo principal a promoção de iniciativas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em medicina nuclear, com o intuito de avançar os conhecimentos científicos e tecnológicos nesta área.

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear sente-se muito honrada em fazer parte desse convênio. Essa é a nossa missão, como sociedade, tentar desenvolver a medicina nuclear no Brasil e ter acesso às tecnologias que teremos a oportunidade de apresentar aos pacientes do nosso país. Então, precisamos de muito apoio. Os desafios são enormes, mas vemos essa nova parceria como uma grande oportunidade no Brasil e com o apoio da ABDAN isso vai acontecer”, disse Lopes..

A assinatura do memorando de entendimento entre a ABDAN e a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear faz parte de uma estratégia mais ampla que a Associação vem desenvolvendo há vários anos de aproximação com as sociedades profissionais ligadas as atividades nucleares. No caso da SBMN, entidade que é o repositório nacional do conhecimento técnico científico na área de medicina nuclear, terá um efeito extremamente positivo de fecundar as relações entre as empresas e o próprio governo. A formalização desta cooperação vai na linha de trazer para o círculo das empresas ligadas a ABDAN esse conhecimento técnico referente à medicina nuclear”, acrescentou o diretor técnico da ABDAN, Leonam Guimarães.

Para subsidiar o acordo e dar suporte para à Frente Parlamentar Mista do setor nuclear, recém-criada, a ABDAN lança o Comitê de Medicina Nuclear, tendo também Guimarães comandado o projeto. Este é o primeiro dos comitês a serem criados pela Diretoria Técnica da Associação com a missão de fomentar as diferentes atividades nucleares da qual a ABDAN propõe desenvolver.

O Comitê de Medicina Nuclear é o primeiro dos comitês criados para subsidiar a Frente Parlamentar e o objetivo primeiro será identificar iniciativas benéficas ao desenvolvimento da medicina nuclear no Brasil, ainda tão defasada em relação aos níveis de atendimento registrados no resto do mundo e até mesmo na América Latina. A proposta vai subsidiar a Frente Parlamentar de apoio energia nuclear para que possibilite a tomada de decisão legislativa para facilitar o desenvolvimento dessas atividades. Em breve, serão criados outros comitês como o de mineração e os ciclos do combustível, desenvolvimento de novas usinas, entre outros, ou seja, comitês técnicos temáticos que propiciem o subsídio à Frente Parlamentar no desenvolvimento das medidas legislativas que favoreçam o desenvolvimento dessas atividades nucleares.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of