faixa - nao remover

ABDAN ASSINA MEMORANDO PARA ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE EMPRESAS DO BRASIL E DO CANADÁ LIGADAS AO SETOR NUCLEAR

Imagem do WhatsApp de 2024-05-06 à(s) 10.50.24_47355cabA comitiva empresarial liderada pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), que na última semana esteve nos Estados Unidos, desembarcou desta vez no Canadá para uma série de compromissos. O primeiro deles foi a assinatura de um novo acordo com a associação canadense Organization of Canadian Nuclear Industries (OCNI). O novo memorando firmado entre as entidades tem como objetivo principal fortalecer o comércio e o investimento bilaterais em energia nuclear, facilitando a interação entre as cadeias de suprimentos de energia nuclear e compartilhando informações sobre oportunidades de negócios. O ato de assinatura contou com a participação do presidente da ABDAN, Celso Cunha, do ministro de Energia da província de Ontário, Tood Smith, e do presidente da OCNI, Bill Walker.

Esse acordo visa estreitar os laços entre os mercados do Canadá e do Brasil, possibilitando que empresas de ambos os países forneçam serviços e produtos em seus respectivos territórios. O foco está especialmente no avançado desenvolvimento dos Reatores Modulares Pequenos (SMRs) no Canadá, onde a discussão regulatória está bastante adiantada, com três modelos distintos em pauta”, disse Celso Cunha.

Imagem do WhatsApp de 2024-05-06 à(s) 10.50.25_5ccd1ea0O dirigente da ABDAN lembrou ainda que a troca de experiências regulatórias com o Canadá pode ser benéfica para o Brasil. Ele também falou que a ideia é trazer uma comitiva canadense para o país no ano que vem, durante o evento Nuclear Trade and Technology Exchange (NT2E), que será promovido pela ABDAN.  “O setor de energia canadense tem um planejamento claro e bem estruturado. Estamos aproveitando essa parceria para aprender e crescer juntos. Estamos ansiosos para receber todos no Brasil no próximo ano, durante a NT2E, onde continuaremos fortalecendo esses laços e explorando oportunidades mútuas”, acrescentou.

Com a assinatura de memorando, as duas entidades poderão promover e apoiar missões e eventos com o objetivo de fomentar oportunidades de negócios. Além disso, poderão ainda incentivar a cooperação entre várias indústrias, empresas de serviços públicos, instituições educacionais e outros órgãos autorizados nas duas nações que tenham interesse comum no desenvolvimento de usos econômicos para a energia nuclear e aplicações médicas das tecnologias nucleares.

Imagem do WhatsApp de 2024-05-06 à(s) 15.14.29_c1219ee8Outro foco será a busca por oportunidades para compartilhar e trocar melhores práticas e lições aprendidas em áreas de interesse comum, como comunicação e opinião pública, desenvolvimento da cadeia de suprimentos, desenvolvimento profissional e técnico, incentivos a novos participantes/startups de tecnologia nuclear, entre outros.

Um plano de ação será preparado por delegados nomeados pelas duas associações. As partes concordam em revisar o progresso, formular um plano de trabalho e facilitar os marcos de cooperação bilateral sob o Memorando de Entendimento. As partes (ou seus delegados designados) se reunirão conforme necessário, em várias formas, incluindo discussões presenciais, videoconferências e teleconferências.

A delegação brasileira também participou de um encontro com membros da indústria e do governo do Canadá. Ainda nesta semana, a comitiva liderada pela ABDAN terá encontros agendados em Toronto, onde explorarão as estratégias, projetos e tecnologias de SMR do governo canadense. Empresas e centros de ciência e tecnologia como ARC, Terrestrial Energy, Global First Power e Candu Monark estarão entre os locais visitados, proporcionando uma visão abrangente das inovações e práticas no campo nuclear.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of