ABDAN E EPE CONCLUEM O RELATÓRIO FINAL DO FÓRUM DO REATORES MODULARES, CONFIRMANDO POTENCIAL PROMISSOR DESSA TECNOLOGIA
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), publicou nesta sexta-feira (17) o relatório final do Fórum SMR. O colegiado, que promoveu reuniões entre 2022 e 2024, debateu e estudou os chamados Small Modular Reactors (SMRs, pequenos reatores modulares)e suas perspectivas no contexto energético brasileiro. As principais ideias e contribuições do Fórum de SMRs foram registradas em Nota Técnica (disponível no site da EPE).
O documento destaca que os resultados “confirmam o potencial dos SMRs como uma alternativa promissora para diversificar as fontes de energia firme e de baixo carbono no Brasil, alinhando-se às diretrizes do Plano Nacional de Energia 2050”. No entanto, o estudo também evidencia a existência de obstáculos significativos a serem superados, particularmente no que tange à maturidade tecnológica, competitividade econômica, adaptação do arcabouço regulatório, desenvolvimento da cadeia de suprimentos em território nacional e aceitação social.
“Ao explorar as aplicações não elétricas os SMRs demonstram potencial uso na produção de hidrogênio e de fornecimento de calor para processos industriais oportunizando a tecnologia como um possível vetor para descarbonização de setores de difícil abatimento como a indústria siderúrgica, cimento e química. Além destes setores, novas cargas especiais como por exemplo Datacenters podem se beneficiar da geração elétrica dos SMRs”, ressaltou o documento.
O Fórum reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios, oportunidades e aplicações dessa tecnologia. Ao longo de 13 reuniões técnicas e plenárias, foram debatidos temas como abordagens construtivas, flexibilidade operacional, escolha de locais para implantação de usinas, aplicações industriais, produção de hidrogênio, uso em grandes consumidores de energia como datacenters, aspectos regulatórios e do ciclo do combustível nuclear.

publicada em 17 de outubro de 2025 às 19:00 




