faixa - nao remover

ABDAN PARTICIPOU DAS COMEMORAÇÕES DOS 200 ANOS DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Imagem do WhatsApp de 2024-05-22 à(s) 19.29.52_6df71f7bO setor nuclear marcou presença na celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. O presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, foi convidado pela embaixadora dos EUA, Elizabeth Frauley, e a Comandante do Comando Sul dos EUA, general Laura Richardson, para uma cerimônia de comemoração a bordo do porta-aviões USS George Washington, na costa do Rio de Janeiro.

A ABDAN tem liderado esforços para estreitar as relações entre Brasil e Estados Unidos no setor nuclear. Em 2020, a associação brasileira fechou um acordo com o Instituto de Energia Nuclear (NEI, na sigla em inglês). A parceria prevê apoiar o comércio bilateral e investimento em energia nuclear, facilitando a interação entre as cadeias de suprimento de energia nuclear e os clientes; bem como promover a colaboração entre os governos dos dois países.

Imagem do WhatsApp de 2024-05-22 à(s) 19.29.52_db6f849cMais recentemente, uma comitiva da ABDAN visitou os Estados Unidos para uma série de agendas e visitas técnicas. A delegação passou por locais estratégicos como Pitsburgo, Atlanta e Nova Jersey, onde teve a oportunidade de interagir com empresas-chave do setor, como Westinghouse e Holtec. Além disso, participaram do maior evento sobre SMRs (Reatores Modulares Pequenos) do setor nuclear mundial.

A passagem pelo Brasil do navio USS George Washington, que conta com propulsão nuclear, é parte do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul dos EUA/4ª Frota nos próximos meses. Esse exercício contará com intercâmbios de especialistas e compromissos agendados com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Membros da Marinha brasileira estarão abordo do navio como parte da equipe internacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of