ABDAN REALIZA CURSO PARA JORNALISTAS SOBRE ENERGIA NUCLEAR
A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan) vai promover, nesta quarta-feira (21), um curso sobre energia nuclear para jornalistas, das 9h às 12h, na sede da instituição, no Centro do Rio de Janeiro. O workshop tem como foco o auxílio aos profissionais e veículos de comunicação no trabalho de cobertura dos temas ligados à área nuclear.
A abertura do encontro será realizada pelo presidente da Abdan, Antonio Müller (foto), que falará sobre a história da associação e a sua atuação. Uma das bandeiras defendidas pela entidade é a mudança na regulação e nas regras de operação de usinas nucleares no Brasil. Para a Abdan, deve ser criada uma agência reguladora específica para esta atividade, além da abertura do mercado para a participação majoritária do setor privado.
O curso contará ainda com três profissionais de renome do quadro da Eletronuclear. O primeiro deles, Luiz Soares, Diretor Técnico da estatal, dará um panorama de como a energia nuclear vem sendo desenvolvida pelo mundo. Em seguida, o Assistente Sênior da Presidência da Eletronuclear, Carlos Henrique da Costa Mariz, falará sobre a matriz energética brasileira. A última sessão do workshop será sobre novas usinas nucleares, tema a ser abordado pelo Supervisor da Presidência da Eletronuclear, Drausio Lima Atalla.
Atualmente, o país conta com as usinas nucleares Angra I e II, em operação, e com a construção de Angra III, cuja capacidade será de 1.405 MW. As obras civis já atingiram 45% de conclusão, enquanto a Eletronuclear segue com o processo licitatório para a contratação das empresas que farão a montagem eletromecânica da usina.
Deixe seu comentário