faixa - nao remover

ABEMI COMEMORA 50 ANOS CONTANDO SUA HISTÓRIA E DEFENDENDO A COMPETITIVIDADE

0402_ABEMI_IMG_8811A festa que comemorou os 50 anos da ABEMI – Associação Brasileira de Empesas de Montagens Industriais – Foi mais do que uma reunião das principais empresas e de empresários da engenharia do país. Foi um encontro especial entre de familiares e amigos, num ambiente leve e descontraído, diferente do ambiente de incerteza que a engenharia brasileira vive atualmente.

A decisão espontânea de todos em não falar dos problemas que o mercado brasileiro vive no seu dia a dia, favoreceu o clima de confraternização. O próprio presidente da associação, Antonio Muller, que dava posse a sua nova diretoria reeleita por mais dois anos, composta também por novos participantes, fez um discurso que contou a história da associação. Uma história em construção, como bem retrata o título do livro lançado na festa, que conta toda trajetória de vitórias da ABEMI.

Embora nenhum diretor da Petrobrás ( grande parceira da ABEMI em diversos projetos) estivesse presente fisicamente, apenas  seu diretor de engenharia, José Antônio Figueiredo, encaminhou uma carta para entidade com cumprimentos pessoais. Uma grande ausência sentida foi a do ex-presidente David Fishel, atual presidente da EBE, que se encontra recuperando a saúde em sua casa, no Rio de Janeiro.

Neste novo mandado, Antônio Muller disse que continuará defendendo não só a competitividade das empresas, mas também o cumprimento das metas do conteúdo nacional, duas bandeiras que a entidade defende:

“ São objetivos que a ABEMI sempre cumpriu e que continuará cumprindo. Nós reunimos empresas e empresários com responsabilidades com a construção de um Brasil mais justo e mais dinâmico. E estamos prontos para isso”

Veja o discurso na íntegra feita no dia da posse da diretoria:

“ Estamos hoje aqui para comemorar os 50 anos da ABEMI, uma História em Construção. Em 23 de maior de 1964, período inicial de grande desenvolvimento, doze empresas se uniram para criar a ABEMI. Algumas delas encontram-se presentes aqui. Podemos mencionar a EBE, a Setal, a Techint, a Tenenge, hoje CNO;  a Montreal, hoje IESA.

No período 1968-1975, as empresas associadas da ABEMI se destacaram através de grandes empreendimentos nos setores de energia elétrica, óleo e gás e petroquímica.

Na década de 80, devido a recessão no  Brasil, a engenharia brasileira começou a atuar nos mercados internacionais, operando em 41 países. Na década de 90, com a estabilização da economia, iniciou-se uma nova fase de atuação competente das empresas associadas da ABEMI.  E na primeira década do ano 2000, a ABEMI tem atuado de maneira pró-ativa no desenvolvimento de recursos humanos e aumento de produtividade de seus associados.

Chegamos aqui, graças a competência das empresas associadas, dirigentes e várias equipes da ABEMI que contribuem para o desenvolvimento da engenharia industrial brasileira graciosamente. O desenvolvimento da ABEMI se deu em várias fases. No período de 1968-1975, após um período de recessão, aconteceu o conhecido milagre brasileiro, com crescimento anual de 10 % do PIB. Neste período a engenharia industrial chegou a sua maturidade, desenvolvendo projetos importantes, como a CSN, as refinarias Replan e Reduc, usinas de geração de energia, como Angra e Itaipu. Iniciou-se também neste período o programa offshore em Campos.

Nos meados da década de 70, já se aproximava um período de crise, devido a nossa dependência do petróleo importados. Pagamentos dos clientes começaram  a atrasar. Na década de 1980, a década perdida, entramos em um longo período de inflação e recessão.

O setor de engenharia, mais uma vez, estava gerenciando a crise e a atuação no mercado externo crescia.

Já no período de 1992 – 1995, o crescimento de exportação  de serviços de engenharias cresceu 10 % e no período 1995-2001, em 37 %.  Neste período muito difícil no Brasil, a competência das empresas associadas foi demonstrada em outros países.

A partir de 1994, com a estabilização da economia – o Plano real – o país retornou ao seu crescimento e as empresas associadas da ABEMI, mais uma vez, se destacaram em todos os segmentos da engenharia industrial.

A partir de 2013 e se acentuando neste ano de 2014, vimos de novo um período de pouco crescimento, preocupando sobre maneira o segmento, porém, sem dúvida, como já mostrado anteriormente, as empresas associadas e a ABEMI sairão deste período mais fortes, mais competentes e produtivas.

Esperamos que o país contribua com a implementação das mudanças necessárias e com o desenvolvimento da infraestrutura visando o aumento da competitividade das empresas de engenharia industrial, A ABEMI e seus associados estão cumprindo seu dever, investindo em recursos humanos, processos e equipamentos, visando atingir a produtividade de nível internacional.  Sairemos mais fortes.

Gostaria de agradecer a presença de todos a este nosso evento, desejando boas horas de alegria e congraçamento e agradecemos a Deus pelo que todos já fizemos para este país e que nos dê força para fazermos mais e ultrapassarmos mais uma vez um obstáculo.

Meus amigos, desejo saúde e sucesso para todos. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of