ABERTO O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESCOLHA DE DIRETOR DE GOVERNANÇA DA PETROBRÁS
A diretoria da Petrobrás poderá ter novidades em breve. A estatal abriu o processo seletivo para a escolha do novo diretor executivo de Governança de Conformidade. O mandato do atual titular do cargo, João Adalberto Elek Junior (foto) se encerra em 30 de abril de 2018. Ele pode ainda tentar uma reeleição a posto, desde que participe do processo de seleção.
De acordo com as regras de governança da Petrobrás, o Diretor Executivo de Governança e Conformidade será eleito pelo Conselho de Administração da companhia com base em lista tríplice de profissionais brasileiros. Os candidatos serão pré-selecionados por meio de processo a ser conduzido por empresa especializada em seleção de executivos, que buscará profissionais com notório reconhecimento de competência na área. Ainda segundo a Petrobrás, o executivo escolhido passará pelo crivo de análises de integridade, de capacitação técnica e de gestão antes da aprovação de seu nome pelo Conselho de Administração.
Para lembrar, a diretoria de governança foi criada pela petroleira em 2015, como uma resposta aos crimes e irregularidades desvendados pela Operação Lava Jato. Vale lembrar também que Elek Júnior chegou a ser afastado do cargo após a Comissão de Ética Pública da Presidência da República ter aplicado uma advertência ao executivo. A notificação se deu porque o executivo teria autorizado, em 2015, a contratação sem licitação de uma empresa de consultoria em que sua filha disputava uma vaga de emprego. Contudo, a Petrobrás reconduziu Elek ao cargo em setembro do ano passado, após o Conselho de Administração da estatal considerar improcedente a denúncia.
QUERO PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO PARA DIRETOR EXECUTIVO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE