faixa - nao remover

ABIMAQ PREVÊ LUCRO NO SEGUNDO SEMESTRE APÓS INICIO DE ANO RUIM

Após segundo trimestre ruim, a indústria de máquinas e equipamentos prevê um cenário melhor no segundo semestre de 2012. O diretor da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, afirmou que essa projeção se baseia nos incentivos do governo, como a desoneração da folha, que devem começar a surtir efeito, além da estabilização do câmbio do dólar próximo a R$ 2.

Dados da associação divulgados ontem apontaram uma queda de quase 6% no faturamento bruto do setor em abril, em comparação ao mesmo mês em 2011. Segundo Pastoriza, apesar do segundo trimestre ruim, o setor irá colher os frutos na segunda metade do ano, graças a ações do governo como corte de juros e recuperação do câmbio. O último, entretanto, será um efeito que ainda irá demorar a ser sentido pelo setor.

Mesmo trazendo benefícios, a queda na taxa de juros em todos os setores da economia também acaba priorizando apenas o consumo. Segundo Carlos Pastoriza, o país deveria apresentar maiores taxas de crescimento para reverter o processo de desindustrialização. No setor de máquinas e equipamentos, ainda é bastante alta a taxa de importação indireta.

Quando perguntado sobre os motivos da retração do faturamento de abril, o diretor Pastoriza preferiu fazer uma análise mais completa, mas destacou a instabilidade cambial como um dos fatores para que empresários adiassem a compra de equipamentos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of