ABNT FAZ CONSULTA PÚBLICA PARA ATUALIZAR NORMAS DO PROJETO CONTRA INCÊNDIOS DENTRO TÚNEIS
A ABNT está fazendo consultas até o dia 3 de dezembro para a execução de um projeto de revisão da norma Sistemas de segurança contra incêndio em túneis, Sistemas de sinalização e de comunicação de emergências em túneis. É a norma ABNT NBR 15981. Este Projeto de revisão foi elaborado pela Comissão de Estudo de Proteção contra Incêndio em Túneis, que pertence ao Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio, responsável pela normalização no campo de segurança contra incêndio compreendendo fabricação de produtos e equipamentos. Prevê ainda projetos e instalação de prevenção e combate a incêndio e serviços correlatos; análise e avaliação de desempenho ao fogo de materiais, produtos e sistemas dentro dos ambientes a eles pertinentes; medição e descrição da resposta dos materiais, produtos e sistemas, quando submetidos a fontes de calor e chama, sob condições controladas de laboratório, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
Esta Norma especifica os requisitos para os sistemas de sinalização e de comunicação de emergência relacionados com a prevenção e a proteção contra incêndio (incidentes) de usuários, cargas transportadas e patrimônio público ou privado nos túneis urbanos, rodoviários, metroviários e ferroviários, abrangendo os aspectos relacionados a tipos de sinalização de emergência; operação da sinalização de emergência; sistema de comunicação de emergência; segurança adequada aos usuários no interior do túnel; prevenção e proteção contra acidentes.
Para acessar o projeto acesse o link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/, pesquise por Comitê (ABNT/CB-024 – Segurança Contra Incêndio), clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua cadastro, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”. Para lembrar, a ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores.
Deixe seu comentário