ACELEN COMEÇA A PRODUZIR E COMERCIALIZAR DIESEL MARÍTIMO NA REFINARIA DE MATARIPE
A Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou hoje (13) que começou a produzir e comercializar óleo diesel marítimo (ODM ou MGO da sigla em inglês). O produto se junta ao portfólio de mais de 30 itens produzidos na unidade. O combustível é usado em embarcações de pequeno e médio porte (de apoio marítimo, abastecimento de barcos de pesca ou passeio, lanchas maiores, rebocadores e transporte de passageiros) e também em grandes embarcações, para uso nos motores denominados auxiliares.
Segundo a Acelen, o incremento do portfólio de produtos é resultado do amplo programa de revitalização e otimização da Refinaria de Mataripe. “O processo de modernização das unidades operacionais conduzido pela Acelen desde que assumiu a refinaria tem proporcionado à companhia ampliar e diversificar seu portfólio de produtos, ganhando market share num curto espaço de tempo, ao mesmo tempo que garante segurança no abastecimento, fortalecendo toda a cadeia do setor”, destacou o vice-presidente Comercial, Trading e Shipping, Cristiano da Costa.
A Acelen é a única produtora de diesel marítimo do estado, e já iniciou a oferta do produto na Baía de Todos os Santos, no Terminal Madre de Deus, o Temadre. A previsão é produzir 15 milhões de m3 por mês. Essa produção é suficiente para atender todo o mercado da Bahia, com expectativa de, no curto prazo, expandir e alcançar novos mercados via cabotagem em outros polos do Brasil, em especial no Nordeste, Norte e Sudeste.
Regionalmente, a produção do diesel marítimo trará importante ganho na questão logística, que pode levar a uma redução de custo das distribuidoras e um melhor atendimento ao mercado da Bahia, beneficiando também embarcações de pequeno porte da localidade, como de ribeirinhos, barcos pesqueiros e de passeio. Com a oferta local do diesel marítimo, as distribuidoras não precisam mais buscar o produto em outros estados, possibilitando maior sinergia na cadeia de suprimentos a embarcações, inclusive as de grande porte.
Antes, embarcações de grande porte, como navio graneleiro, porta-conteiner e petroleiros, que usam o bunker oil produzido na refinaria, precisavam ir até outro ponto distante para abastecer os motores auxiliares com o diesel marítimo. “Ter a oferta dos dois produtos no mesmo terminal traz sinergia, ganho logístico, com redução de custo. Além disso, proporciona ganhos ambientais, a partir da redução de emissões de gases de efeito estufa pelas embarcações, uma vez que não precisarão mais abastecer em dois lugares diferentes e percorrer longas distâncias”, completou Costa.
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