A CHINA ASSINA DOIS IMPORTANTES ACORDOS NA ÁREA NUCLEAR COM OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS E A FRANÇA | Petronotícias




faixa - nao remover

A CHINA ASSINA DOIS IMPORTANTES ACORDOS NA ÁREA NUCLEAR COM OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS E A FRANÇA

CHINAAcordos de peso no setor nuclear mundial. A Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC) assinou um memorando de entendimento com a Corporação de Energia Nuclear dos Emirados (ENEC) sobre cooperação estratégica no uso pacífico da energia nuclear. No âmbito do memorando de entendimento,  assinado pelo Diretor Geral e CEO da ENEC, Mohamed Al Hammadi, e pelo Presidente da CNNC, Yu Jianfeng, em Pequim,  as duas empresas explorarão oportunidades para colaborar e garantir as melhores práticas no desenvolvimento e operação de usinas nucleares. Seguiu-se à assinatura de um acordo de cooperação bilateral sobre o uso pacífico da energia nuclear, testemunhado e assinado pelo presidente chinês, Xi Jinping, e pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

A ENEC afirmou que este entendimento fornece uma estrutura para colaboração na aquisição de ciclos de combustível de curto e longo prazo, desenvolvendo melhores práticas na operação e manutenção de instalações de energia nuclear civil, proteção ambiental nuclear e outras áreas de interesse mútuo – incluindo o desenvolvimento de novas centrais de energia nuclear –  investigação e desenvolvimento e exploração de futuras áreas de cooperação para avaliação comparativa e partilha de conhecimentos. As áreas de colaboração em investigação e desenvolvimento incluem a exploração do desenvolvimento de um centro de tecnologia nuclear, a cooperação em reatores da Geração IV e tecnologia de produção de hidrogênio e a utilização de energia nuclear para dessalinização. Yu Jianfeng disse que “A cooperação entre a China e os países árabes no uso pacífico da energia nuclear beneficiará o mundo inteiro.” Ele disse que espera que os dois lados trabalhem juntos para acelerar o ritmo de desenvolvimento nas áreas de energia nuclear, combustível nuclear e utilização abrangente da energia nuclear. Al Hammadi acrescentou que a assinatura do documento de cooperação bilateral sobre o uso pacífico da energia nuclear pelos dois governos é um marco importante, proporcionando garantias institucionais para a cooperação empresarial entre empresas dos dois países.

REFORÇO DE COOPERAÇÃO COM A EDF

Em um outro encontro, mais um entendimento importante para a CNNC. Desta vez entre Yu Jianfeng e o presidente e CEO da EDF, Luc Rémont (foto À direita).  FoiEDF-CNNC-June-2024-(CNNC) assinado um acordo de cooperação abrangente entre as duas empresas  em energia nuclear.  O engenheiro-chefe adjunto da CNNC e presidente da Engenharia Nuclear da China, Chen Baozhi, o vice-presidente executivo sênior da EDF, Thierry Mouhet, e o presidente da EDF China, Joseph Fu Kaide, assinaram um acordo de cooperação especial sobre construção avançada de energia nuclear. Os parceiros reforçarão ainda mais a cooperação em vários domínios relacionados com a energia nuclear, trabalharão em conjunto para ajudar os dois países a alcançar os seus objetivos de neutralidade carbônica e injetarão um forte impulso na melhoria da governação global da energia nuclear, promovendo o desenvolvimento econômico e social na China e na França.

A CNNC observou que este ano marca o 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a França e o 40º aniversário da entrada da EDF no mercado chinês. “A cooperação em energia nuclear tornou-se uma das áreas mais estáveis de cooperação entre a China e a França. O acordo marca a abertura de um novo capítulo de cooperação abrangente e profunda entre os dois lados”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of