ACIDENTE IMPRESSIONANTE NA REFINARIA DUQUE DE CAXIAS ARREMESSOU TANQUE PELOS ARES
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Um acidente impressionante causou um grande susto na tarde de ontem (20) na Refinaria Duque de Caxias (RJ). Trabalhadores da unidade foram surpreendidos com um tanque lançado pelos ares, alcançando uma altura de aproximadamente 6 metros. O equipamento foi parar em cima de uma estrutura chamada pipe-rack, conforme mostram fotos obtidas por nossa reportagem. Apesar de o incidente ter sido chocante, ninguém ficou ferido. Ironias do destino, o acidente aconteceu justamente na mesma semana em que a Petrobrás anunciou investimentos recordes em manutenção de refinarias realizados ao longo do ano de 2021.
Segundo informações do Sindipetro Duque de Caxias apuradas pelo Petronotícias, o incidente aconteceu na unidade U-2500 (Hidrodessulfurização de gasolina). Após o fechamento de uma válvula, o tanque TQ-450051 pressurizou com condensado. O equipamento foi arremessado em voo livre, parando sobre o pipe-rack. A direção do Sindipetro Caxias disse que está apurando os fatos e pressionando a empresa a compor o grupo de trabalho de investigação.
Procurada, a Petrobrás nos enviou o seguinte posicionamento no início da noite de sexta-feira: “A Petrobrás informa a ocorrência de um acidente em uma unidade de processo da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no estado do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (20/01). Ninguém se feriu e não houve impacto ao meio ambiente. A ocorrência se deu durante o procedimento de parada da unidade para realização de manutenção programada, quando um tanque se soltou da base, tendo sido projetado na direção de uma estrutura próxima. O procedimento de parada da unidade foi interrompido para atuação da equipe de segurança, imediatamente acionada. As demais unidades da Refinaria continuam operando normalmente”.
A Reduc possui uma das maiores capacidade de refino em termos de capacidade instalada no Brasil. A planta iniciou sua produção em 1961 e é responsável por 80% da produção de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil. A refinaria possui também o maior portfólio de produtos da empresa (no total, são 55 produtos processados em 43 unidades). Localizada na Baixada Fluminense, a Reduc impulsionou o nascimento de um forte polo industrial na região.
Nesta semana, conforme noticiamos, a Petrobrás anunciou que realizou um investimento recorde em manutenção de refinarias ao longo do ano de 2021. A empresa disse que os recursos aplicados em paradas programadas, simulados e treinamentos no ano passado chegaram à casa de R$ 2,3 bilhões. Para 2022, a ideia da companhia é superar os números alcançados em 2021, com investimentos previstos da ordem de R$ 2,5 bilhões em paradas de manutenção de unidades em suas refinarias, que envolverão em torno de 4,5 mil equipamentos.
Veja abaixo um vídeo que mostra o local do acidente na Reduc após o tanque ter sido lançado:
Com certeza a válvula de segurança não funcionou,a mesma serve pra evitar que o tanque alívio as pressão e não deixar forma vácuo.
Os petroleiros não servem nem para fiscalizar serviços de terceiros! Ficam muito na inércia se achando o dono da empresa. Diga sim à privatização!
mais isso foi erro da manobra Petrobrás
Deixe aqui suas experiências com processo de refino Vilson.. com qual conhecimento e propriedade você acusa os petroleiros de incompetência? Usar como argumento pra privatizar um bem público que Deixa mais de 200 milhões por Ano aos confre público de lucro só por causa de uma acidente em um tanque é muita hipocrisia sua.
Concordo que da lucro, mais para onde vai o lucro? povo comum paga 7,00 litro de gasolina, o lucro vai para viagem de políticos, mais cargos púbicos com altos salários não justifica manter uma empresa desta forma. me explica onde justifica para o povo?
Complicado falar quem está de fora querendo entrar e fácil só quem está aqui no dia a dia sabe como e
E você acha que a com a privatização vai melhorar? Sabe de nada! Privatiza o seu salário também.
Então vc era o contratado que fez m*rda?
Sabe nada de trabalho em campo, fica quieto.
Meu Deus perdoa-o pois ele não sabe o que fala.
Dói não meu cutuvelo, para de doer cutuvelo danado, de tanto o cutuvelo do Vilson doer, ele deu para falar merda, entorpecido pela inveja, demonstrando o quanto é mesquinho, invejoso e despreparado e incompetente, que sem capacidade de conseguir passar num concurso e virar funcionário petroleiro, de inveja deseja que a empresa seja destruída. Dói não cutuvelo, cutuvelinho não faz o Vilson sofrer de inveja não!
Mas pra que fiscalizar os 3os? Eles não são ultra competentes? Os incompetentes devem fiscalizar os competentes? Seja mais consistente nos seus devaneios sr. Recalcado que acha que terá um subemprego numa BR uberizada…
Se você contrata um serviço o mínimo é fiscalizar o que está sendo feito.
Importante lembrar também que manobras nos equipamentos são realizadas somente por operadores. Logo foi sim erro dos petroleiros.
você é ignorante demais, já estudou operação de processo ? sabe onde foi a falha? vá privatizar a BP na Inglaterra, ou a Shell nos USA, ou a ARANCO da Arabia, que eles comem teu rabo.
Já tinha visto tanque soltar da base, mas nunca um tanque voar. O sindicato e a CIPA precisam participar da investigação desse acidente ou fazer uma investigação independente. Apenas por sorte não houve vítima.
Esse tipo de acidente não é inédito. Ocorrência bem semelhante ocorreu na Replan – Paulínia/SP. Geralmente na análise da causa sempre o fator humano é o prepoderante.
Impressionante foi o incêndio que destruiu o Parque de Glp da Reduc há varias décadas. Não ficou em pé uma única esfera de armazenamento de GLP nem os Charutos daquele Parque. Foram todos explodidos ou derrubado de suas bases. Para se ter uma ideia da gravidade do sinistro, uma calota de esfera voou pelos ares, traspôs a Av Washington Luiz e foi parar quilômetros de distancia do parque de armazenamento de GLP. Nesta época, morava no Bairro Pilar, bem próximo da Reduc e o incêndio ocorreu de madrugara e não deixou ninguém dormindo naquelas bandas. Não tinha 15 anos de… Read more »
http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal13/Procesosambientales/Impactoambiental/39.pdf
http://inspecaoequipto.blogspot.com/2013/05/caso-007-o-maior-acidente-da-reduc-1972.html
Quid pro quo ,usar isso por aquilo.
Dúvidas: Há quanto tempo esse tanque estava em operação? Já havia sido feita outra manobra semelhante no passado?
Petrobras ta querendo competir com a SPACE X. Esse foi o 1 lançamento teste