ACIONISTAS APROVARAM A DESESTATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS DURANTE ASSEMBLEIA VIRTUAL

Eletrobras Headquarters And Facilities As State-Controlled Utility Company Plans PrivatizationOs acionistas da Eletrobrás aprovaram o processo de privatização da companhia em assembleia realizada nesta terça-feira (22). A reunião aconteceu em formato virtual e foi marcada por um grande número de abstenções. Com o aval dado pelos acionistas, a Eletrobrás fará uma oferta pública primária de ações e American Depositary Receipts (ADRs), diluindo o capital votante da União a 45%.

Com o sinal verde dado na assembleia, o Conselho de Administração da empresa agora deve preparar os próximos passos da desestatização da empresa, com a definição do preço das ações e do calendário do processo de aumento de capital, que está previsto para maio. Contudo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu no início desta semana que concluir a operação no primeiro semestre será uma tarefa difícil.

Atualmente, o governo tem 51,82% do capital ordinário da Eletrobrás, enquanto que o Banco Econômico de Desenvolvimento Social (BNDES) é dono de uma fatia de 16,78%. Caso a diluição da presença da União para 45% não seja alcançada na primeira oferta, será feita uma oferta secundária de ações. Também foi decidida a criação de uma ação especial (golden share) para a União, com poder de veto em algumas questões.

O Tribunal de Contas da União (TCU) que deu na última semana a aprovação para a primeira etapa da desestatização, voltará a analisar o tema até o final de março, abordando a modelagem da operação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of