faixa - nao remover

AÇÕES DE REÚSO GERAM ECONOMIA DE MAIS DE 23 BILHÕES DE LITROS DE ÁGUA PARA A PETROBRÁS

As iniciativas da Petrobrás para o uso racional e eficiente da água propiciaram, em 2012, uma economia de 23 bilhões de litros. O número representa um aumento de quase 7% em relação a 2011, quando foram reaproveitados 21,5 bilhões de litros. O volume reaproveitado foi o suficiente para suprir 11% das atividades da companhia e abastecer uma cidade de cerca de 550 mil habitantes por um ano. 

A Petrobrás também divulgou novas orientações e medidas práticas a serem aplicadas em prédios da companhia: o Guia Técnico sobre Conservação e Reúso de Água em Áreas Administrativas. A aplicação dessas medidas nas refinarias possibilitará à empresa, a partir de 2015, economizar anualmente 35 bilhões de litros de água.

Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), a novidade é a utilização do processo de dessalinização por eletrodiálise reversa (EDR) para reúso de efluentes no sistema de resfriamento. Já a Refinaria Henrique Lage (Revap), em São Paulo, implantou um projeto pioneiro no uso da tecnologia de biorreatores a membranas (MBR) para tratamento biológico de efluentes oleosos de refinarias, contando com uma nova estação de tratamento de despejos industriais.

Já aplicada pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), a operação da Estação de Tratamento e Reúso de Água (Etra) será responsável pelo tratamento dos esgotos sanitários e industriais de todo o empreendimento. O projeto consiste em aproveitar a chuva e evitar um descarte de 600 milhões de litros de água por ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of