ACORDO AUMENTA A SEGURANÇA NO PORTO DO PARANÁ COM PATRULHA E SUPERVISÃO DA MARINHA | Petronotícias




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ACORDO AUMENTA A SEGURANÇA NO PORTO DO PARANÁ COM PATRULHA E SUPERVISÃO DA MARINHA

sssssUm novo acordo com a Marinha  vai garantir mais segurança na navegação e no tráfego dos navios que operam no Estado do Paraná. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) também atuará em conjunto com a Capitania dos Portos, que agora está sob o comando do Capitão de Mar e Guerra,  Rogério Machado. Ele discutiu esses temas com diretor-presidente da Appa, Luiz Fernando Garcia da Silva, em reunião em  que também participaram  o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello Almeida e  o atual Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.

Segundo o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello Almeida, a preocupação com segurança deve pautar a relação nos próximos anos. “A expectativa é que, a partir da retomada do crescimento econômico, o pais tenha um aumento da atividade portuária. Assim, devem aumentar também as ações para segurança do tráfego aquaviário”. O Capitão de Mar e Guerra Rogério Machado, disse que a atuação deve beneficiar todo o Litoral do Estado. “O porto tem uma grande participação no contexto de segurança e melhoria, já tem uma parceria histórica com a Marinha, e agora nós vamos trabalhar juntos para que a região possa crescer”. O calado dinâmico já está sendo implantado no Porto de Santos e é uma alternativa que otimiza as dragagens e determina qual o calado máximo para cada manobra, de acordo com o tipo do navio, velocidade, movimento das ondas e vento.fsdsss

No ano passado, 2.322 navios atracaram nos Portos de Paranaguá e Antonina e nos terminais privados que operam no Litoral do Paraná. Para não comprometer a chegada de navios é preciso investir em manutenções periódicas e retirar a areia que vai se depositando no fundo do mar. Além disso, é preciso realizar dragagens de aprofundamento, que aumentam a profundidade em que o navio fica submerso na água. O calado dinâmico já está sendo implantado no Porto de Santos e é uma alternativa que otimiza as dragagens e determina qual o calado máximo para cada manobra, de acordo com o tipo do navio, velocidade, movimento das ondas e vento.

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