faixa - nao remover

ACORDO DE ENERGIA NUCLEAR ENTRE RÚSSIA E ÁFRICA DO SUL DEVE SER ASSINADO EM 2014

size_590_nuclear-africaA África do Sul anunciou nesta semana a rubrica de um acordo com a Rússia para a cooperação no domínio da energia e indústria nucleares. A medida antecede a assinatura de um acordo definitivo para a cooperação em energia nuclear pacífica entre os países, que deve ser assinado até fevereiro do ano que vem.

O acordo, que terá prazo de 20 anos, prevê a implementação de programa nacional de desenvolvimento de energia nuclear na África do Sul, além da capacitação técnica dos sul-africanos para colocar este programa em prática. A parceria também envolve a construção de novas plantas, com até 8 unidades do reator russo VVER 1200.

O diretor geral da Rosatom (a estatal nuclear russa), Sergey Kiriyenko, afirmou que a meta da Rússia é expandir a cooperação com a África do Sul, participando da construção de novas plantas. “Em geral não nos oferecemos somente para construir uma usina de energia nuclear na África do Sul, mas também para construir toda uma cadeia de produção high-tech”, acrescentou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of