ACORDO ENTRE VENEZUELA E COLÔMBIA FAZ RESSURGIR O GASODUTO ENTRE OS DOIS PAÍSES PARADO HÁ DEZ ANOS | Petronotícias




faixa - nao remover

ACORDO ENTRE VENEZUELA E COLÔMBIA FAZ RESSURGIR O GASODUTO ENTRE OS DOIS PAÍSES PARADO HÁ DEZ ANOS

maduroCom a volta do governo de esquerda na Colômbia, um novo acordo com a Venezuela poderá fazer ressurgir as operações de envio de gás pelo gasoduto Antonio Ricaurte depois de dez anos de paralisação. O Gasoduto de pouco mais de 200 quilômetros atravessa Guajira, a península mais ao norte da América do Sul, ficou ocioso e não está apto para operar imediatamente pelos danos que sofreu através desse tempo, representando bem o que foi a relação entre os dois países. O seu retorno demandará investimentos em manutenção e pode dar um grande impulso a ambas as economias, muito embora tenha complicações na geopolítica da região. Ele pode dar mais legitimidade a dois governos autoritários e levar consequências danosas para a economia boliviana, tradicional fornecedora de gás da  região.

Mesmo assim, os colombianos estão com um pé atrás. Juan Carlos Echeverry, ex-ministro das Finanças da Colômbia, disse que a PDVSA, estatal de petróleo da Venezuela, não é um fornecedor confiável, e quaisquer problemas políticos levarão a problemas com o fornecimento de gás para a Colômbia. Desde a eleição de Gustavo Petro, em junho de 2022, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, as relações com a Venezuela se aqueceram rapidamente. Em 1º de janeiro, a fronteira terrestre entre os dois países foi totalmente aberta depois de sete anos. Seis dias depois, Petro se reuniu com Maduro pela segunda vez em Caracas. Petro e Maduro também discutiram as negociações de paz com guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN), questões comerciais e projetos conjuntos de infraestrutura para energia, conectividade e produção industrial.

O oleoduto Antonio Ricaurte pode ser a artéria central dessa união. No dia 5 de janeiro, a petroleira estatal da Colômbia, Ecopetrol, solicitou uma isenção do regime de sanções dos Estados Unidos para receber o gás, sob um modelo semelhante entre o governo dos Estados Unidos e a Chevron que permitia à corporação transportar petróleo da Venezuela. A reabertura do gasoduto pode representar alguns desafios técnicos. Embora o trecho colombiano provavelmente tenha sido mantido, o lado venezuelano provavelmente enfrentou o roubo de equipamentos realizados por uma nação faminta e sem recursos, o que afetou outras infraestruturas da PDVSA. O gás barato ajudaria a indústria colombiana a se tornar mais competitiva e, com a fronteira agora aberta, os produtores locais de têxteis, produtos de metal e muitos outros itens recuperariam o acesso a um mercado vizinho. Ao reduzir a demanda por gás doméstico, também permitiria a Petro cumprir sua promessa eleitoral de encerrar novos projetos de exploração de hidrocarbonetos.

5
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Pedro TavaresLucianoANTONIO JOSÉ Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ANTONIO JOSÉ
Visitante
ANTONIO JOSÉ

Ele pode dar mais legitimidade a dois governos autoritários…
Como assim, DOIS GOVERNOS AUTORITÁRIOS???
Peço a gentilea de justificar esta afirmativa.
Muito obrigado.

Luciano
Visitante
Luciano

Só para reforçar Antonio José, o atual governo colombiano foi eleito recentemente através de eleições democráticas (ao contrário do governo venezuelano, esse sim uma ditadura), assim como os anteriores, inclusive o último de direita que não conseguiu conter a insatisfação da maioria da população com as sua política econômicas. Parece-me que atual redação da Petronotícias está muito influenciada (para não dizer contaminada) pelo bolsonarismo, inclusive no que diz respeito a desinformação e deformação dos fatos.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Os jumentos acima não sabem a diferença entre ditatorial e autoritário… Ensino Paulo Freire leva à isso, analfabetismo funcional

Luciano
Visitante
Luciano

O que você conhece de Paulo Freire? Quem é a ameba aqui? Afinal, o jumento é mais inteligente do que você, babaca.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

O jumento ficou nervosinho! Não sabe o significado de palavras e acha que vai convencer alguém que entende sobre pedagogia. Uma grande parcela de culpa pela decadência do ensino no Brasil é a metodologia desastrosa que foi introduzida por esquerdopatas como Paulo Freire e seus adoradores. Sem uma reforma na metodologia de ensino no Brasil vamos cada vez ficar piores na qualidade do ensino.