AES BRASIL COMEÇA SEGUNDA FASE DO PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE | Petronotícias




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AES BRASIL COMEÇA SEGUNDA FASE DO PROJETO DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE

aqaqaqaaA AES Brasil vai ampliar o projeto da Planta Virtual de Energia (VPP) para potencializar novas oportunidades de comercialização de energia no mercado brasileiro. Em 2017, a AES Brasil desenvolveu um sistema agregador de portfólios, que gerencia de maneira remota e automática, diversas unidades consumidoras dos recursos energéticos e contratos, de acordo com o perfil e necessidades do cliente. A solução, segundo a empresa,  otimiza o portfólio agregado como um todo, mitigando  riscos e custos para produtores, consumidores e os chamados e aqueles  que possuem produção local.

De acordo com a gerente de P&D e Inovação da AES Brasil, Julia Rodrigues, o modelo de VPP já é utilizado em outros países como Estados Unidos e China. “Nesta segunda fase, buscamos gerar benefícios econômicos para os diversos clientes dentro de uma VPP, reduzindo custos de operação e possibilitando possíveis trocas de excedentes de energia e, consequentemente, uma abertura cada vez maior na vantagem competitiva do mercado. Entendemos que qualquer cliente dentro da VPP sempre estará mais bem posicionado do que fora do sistema.”

A companhia diz que a experiência adquirida durante a primeira fase do projeto mostrou a preferência dos consumidores varejistas por soluções simples, como já oferecidas por distribuidoras de energia e, ao mesmo tempo, econômicas como as ofertadas no mercado livre. “Com a implementação da VPP, a expectativa é que até o final deste ano a comercializadora varejista da AES Brasil tenha uma plataforma de planejamento e controle de risco de sua carteira, podendo envolver consumidores, produtores e autoprodutores de energia, além da futura participação no programa de resposta da demanda”, conclui Julia. O investimento total da Companhia com a fase atual do projeto é de mais de R$ 1,7 milhão e está previsto para ser concluído no início de 2022. Além da VPP, a AES também conta com a plataforma digital Energia+ que é a  responsável por auxiliar a migração do cliente varejista para o mercado livre.

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