faixa - nao remover

AES TIETÊ INICIA PROJETO DE RECUPERAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE PLACAS SOLARES

aes-guaimbe-2A AES Tietê deu início a projeto-piloto que visa recuperar e reutilizar placas solares descartadas do Complexo Solar Guaimbê, localizado em São Paulo. A ideia foi concebida pela equipe técnica da empresa que atua na planta.

Os funcionários envolvidos na iniciativa adaptaram as placas recuperadas para gerar energia para as cercas elétricas do entorno de uma Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da Usina Hidrelétrica de Promissão, em São Paulo.

Nossa equipe monitorou a Área de Preservação Permanente e a cerca funcionou com eficiência, o que possibilita replicar a solução em outros locais. O procedimento reduzirá a geração de resíduos decorrentes do descarte das placas, além de contribuir com a sociedade na questão de preservação ambiental”, disse o o Engenheiro de Meio Ambiente da AES Tietê, Emerson Viveiros. Uma única placa foi capaz de abastecer 50 quilômetros de cercas, protegendo cinco hectares da área de preservação.

A energia solar é parte da solução energética para o futuro, mas demanda também uma logística relacionada ao descarte das placas fotovoltaicas. De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), mais de 78 milhões de toneladas de equipamentos fotovoltaicos serão acumuladas mundialmente até 2050. O estudo acrescentou que se os equipamentos forem reciclados e inseridos novamente no mercado, o valor dos mesmos pode superar US$ 15 bilhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of